|

Galeão realiza exercício simulado




16/01/2009

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim realizou nesta sexta-feira (16/1) o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (Esaia) e de Ameaça de Bomba (Esab). O exercício buscou aferir o Programa de Segurança Aeroportuária em atenção às normas da Agência Nacional de Aviação Civil(Anac), que prevê o aperfeiçoamento do sistema de acionamento nos casos de eventos reais.

O treinamento teve como cenário o prédio da administração da Infraero e o pátio de aeronaves. Os supostos sequestradores invadiram o aeroporto e chegaram ao pátio de aeronaves, onde já em área restrita, fizeram o apoderamento simulado de um avião, caracterizando o sequestro. Invasões, rendições, tomada da aeronave, ameaça de bomba foram a tônica do exercício, que teve duração de cerca de duas horas. Paralelamente, foram formados os grupos de decisão, operacional, negociação, tático e apoio, que estiveram empenhados na condução e melhor conclusão do exercício simulado.

Para o superintendente em exercício do Galeão, Frits Harald Brems, o resultado foi excelente. “Foi possível verificar nossa infra-estrutura, validar os procedimentos, além de permitir a integração de todos os órgãos envolvidos e trocar experiências, propiciando o aprimoramento do exercício a cada ano", afirmou o superintendente.

Participaram do treinamento, além da equipe da Infraero Galeão, a Polícia Federal e o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), o Esquadrão Anti-Bomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da Base Aérea do Galeão (Binfae) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (Dtecea-GL).


Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented