|

Neuron toma forma

Qua, 21 de Janeiro de 2009 16:43

Em fevereiro de 2006, a DGA (Délégation Générale pour l’Armament), órgão estatal francês que coordena os projetos militares, elegeu a Dassault Aviation como contratada principal e responsável pelo projeto do Neuron, um veículo demonstrador de tecnologia do futuro veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV) europeu.

O projeto foi lançado e 85% do orçamento a ele destinado ficou a cargo da DGA. Posteriormente, mais cinco países entraram no programa: Itália, Suécia, Espanha, Grécia e Suíça, representados pelas empresas Alenia Aeronáutica, Saab, EADS-CASA, HAI e Ruag, respectivamente.

Com a adesão de novos parceiros, durante o primeiro semestre de 2008, todos os principais sistemas do Neuron foram reavaliados conjuntamente em suas concepções garantindo, assim, uma coerência global do programa. O design está quase concluído, abrindo caminho agora para um trabalho mais pormenorizado dos sistemas e estruturas.

A Ruag Aerospace, da Suíça, conduziu em 2008, ensaios específicos em túnel de vento na aerodinâmica do Neuron. Os primeiros ensaios ajudaram a identificar as condições que poderiam afetar a aerodinâmica quando o veículo está próximo do solo (efeito solo), enquanto outros estudaram as conseqüências de choques de pássaros sobre o bordo de ataque das asas da aeronave. Os resultados desses testes foram muito positivos, permitindo a definição da forma final.Ao mesmo tempo, o protótipo AVE-C realizou um vôo de demonstração em 30 de junho de 2008. O AVE-C possui um desenho similar ao Neuron definitivo e auxiliou na confirmação das possibilidades do primeiro protótipo do UCAV europeu realizar vôos automáticos bem sucedidos, incluindo decolagens e aterrissagens. Em 10 de outubro de 2008, como parte da campanha de testes das novas superfícies de controle, o AVE-C realizou testes de controle de guinada usando vetoração do empuxo do motor.

Refinar as características furtivas (stealth) da aeronave é um dos principais objetivos do programa Neuron, notadamente nos aspectos assinatura radar e infra-vermelha. Os subconjuntos estruturais mais críticos já foram definidos e produzidos, possibilitando o prosseguimento do desenvolvimento e validação de processos de fabricação e montagem. Um conjunto completo, composto pelo sistema de escape de gases quentes do motor e pela porção traseira da fuselagem está pronto, sendo que as partes foram montadas pela parceira grega Hellenic Aerospace Industry (HAI). Essa seção já foi acoplada com o motor Rolls-Royce Turbomeca Adour e testes mecânicos e de integração foram realizados neste mês de janeiro.

O centro de desenvolvimento experimental da Dassault Aviation ficou encarregado de produzir uma entrada de ar experimental do motor, enquanto a divisão de Biarritz está construindo o conjunto completo dos bordos de ataques das asas, com cerca de dois metros de comprimento cada.

O vôo inaugural do Neuron está agendado para o final de 2011. Os ensaios de vôo serão realizados ao longo de um período de 18 meses, começando na França (Istres) e, em seguida, serão executados na Suécia e Itália. Segundo seus idealizadores, o triunfo do projeto Neuron não é somente a concepção de uma aeronave de combate não tripulada européia, mas também a promoção de uma participação pan-européia na indústria da aviação militar.


Tecnologia & Defesa

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented