Nova ALITALIA começa amanhã
12/01/2009 00:09
Depois de 63 anos, empresa de bandeira inicia fase privatizada
Depois de estar à beira da falência, e de conseguir se manter por um tempo graças ao plano de resgate organizado pelo governo e por grupos privados, a Nova Alitalia começará amanhã - 13 de janeiro - a operar oficialmente sob o controle da CAI, a Companhia Aérea Italiana, formada porinvestidores italianos que ainda esperam definir oficialmente o parceiro estrangeiro. O primeiro voo da nova companhia chegará ao aeroporto Fiumicino, na capital romana, procedente de Londres.
Fundada em Roma em 16 de setembro de 1946 como Aerolinhas Internacionais Italianas (ALI), recebeu o nome Alitalia 11 anos depois, quando incorporou a Linhas Aéreas Italianas (LAI).
A decisão sobre qual o grupo estrangeiro que fará parte da constituição de capital deverá ser anunciada entre hoje e quarta-feira, com favoritismo para a Air France-KLM, especialmente depois que o premier italiano, Silvio Berlusconi, afirmou que não há mais tempo para introduzir a Lufthansa em uma negociação avançada.
A direção do grupo franco-holandesa confirmou a oferta de 300 milhões de euros por 25% das ações. Caso concretize a participação, a Air France-KLM passará a ser a principal acionista, mas ficará impedida durante cinco anos de adquirir o restante dos papéis da companhia, devido a uma cláusula no estatuto da CAI.
AE