|

Aero Índia: O Rafale não foi

O Ministro francês Jean-Marie Bockel defendeu-se uma vez mais da incapacidade do seus país em trazer o caça Dassault Rafale para participar do Aero Índia 09. Segundo ele, as necessidades operacionais no Afeganistão não permitiram que um exemplar pudesse vir à Índia este ano.

O Rafale concorre, juntamente com outros cinco caças, no projeto MMRCA (Medium Multirole Combat Aircraft) da Força Aérea da Índa, uma lucrativa concorrência onde o vencedor fornecerá 126 aeronaves.

“Antes de mais nada, o Rafale estará em exibição em Le Bourget (Paris Air Show 2009), e ficará a disposição para quem quiser testá-lo”, diz Bockel, falando durante a Aero India 2009, em Bangalore.

“Em segundo lugar, todos os Rafales que poderiam ter sido enviados à Índia estão atualmente em operação no Afeganistão”, acrescentou. “Eu fui pessoalmente até lá [no Afeganistão] na semana passada, e eles estão apoiando fortemente as ações de combate e sua contribuição tem sido muito apreciada pelos demais membros da coalizão e do governo afegão, pois o Rafale é um avião muito flexível capaz de realizar várias missões “.

Outro ausente é o Saab Gripen. Representantes da empresa informaram que o Gripen foi o único concorrente europeu do MMRCA que participou no último Aero India, em 2007, e acrescentaram que a aeronave estará na Índia dentro de alguns meses para avaliações.

Marcaram presença na Índia este ano vários Lockheed Martin F-16 (incluindo dois EAU Block 60), dois Boeing F/A-18E/F Super Hornets, três Eurofighter Typhoon da Força Aérea alemã e um MiG-35 russo.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented