Bombeiros resgatam 24 corpos de avião que caiu em rio do Amazonas. Apenas 4 pessoas sobreviveram
Publicada em 08/02/2009 às 08h08m
O Globo
BRASÍLIA - O Corpo de Bombeiros de Manaus informou neste domingo pela manhã que 24 corpos foram resgatados sem vida do Rio Manacapuru, no Amazonas, onde caiu o avião Bandeirante prefixo PT-SEA da empresa Manaus Táxi Aéreo com destino a Manaus. Segundo o Corpo de Bombeiros de Manaus, as buscas foram encerradas por volta das 2h (horário de Brasília) e as chances de encontrar outras vítimas estão descartadas. Apenas quatro pessoas foram resgatadas com vida por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB): Yan da Costa Liberal, de 9 anos; Brenda Dias Moraes, 21 anos; Érica Evangelista da Costa, 23 anos; e Ana Lúcia Reis, 43 anos. Todos passam bem. O total de pessoas a bordo seria de 28 pessoas, 26 passageiros e dois tripulantes.
Segundo depoimento de um parente de uma das sobreviventes, Brenda teria aberto a porta do avião antes do avião afundar no rio e teria saído com as outras três pessoas.
O avião da Embraer, com capacidade para mais de 20 pessoas, está amarrado a uma árvore para não afundar. A aeronave caiu na tarde do sábado, a cerca de 80 km de Manaus e a 500 metros de uma pista onde tentava fazer um pouso de emergência, no aeroporto de Manacapuru. O avião decolou às 12h38m de Coari.
Segundo a Aeronáutica, Antes de perder contato com a torre, por volta das 16h (horário de Brasília), o piloto chegou a comunicar ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) - responsável pelo tráfego aéreo da região amazônica - que iria retornar ao aeroporto de origem por causa da forte chuva.
De acordo com o Comando de Comunicação da Aeronáutica, as buscas chegaram ser suspensas no início da noite devido ao mau tempo na região. A Aeronáutica já iniciou um processo de investigação para tentar descobrir as causas do acidente registrado próximo à ilha de Monte Cristo, na comunidade Santo Antônio, região da cidade de Manacapuru.