|

Bombeiros usam tratores para retirar feridos em acidente de avião na Holanda

colaboração para a Folha Online

25/02/2009 - 14h18

Equipes de resgate estão tendo que utilizar tratores para retirar os ocupantes do avião que caiu nesta quarta-feira, nos arredores do aeroporto de Amsterdã. Como a região é pantanosa, a lama tem atrapalhado o deslocamento das ambulâncias até o local.

Assista o vídeo do resgate das vítimas
Veja a galeria de fotos do acidente
"Tudo ocorreu muito rápido, em dez segundos", relata sobrevivente
Brasileira diz que TV na Holanda relata mortos em acidente
Veja a cronologia de acidentes de avião da empresa
Veja a lista de passageiros do avião

O Boeing 737-800 caiu após uma tentativa de aterrissagem com 134 ocupantes. Ao menos nove pessoas morreram e 50 ficaram feridas. A aeronave se partiu em três e perdeu um motor, uma asa e a cauda, a cerca de 100 metros de uma estrada.

Cynthia Boll/AP
Tratores fazem o resgate dos sobreviventes de avião; lama pode ter ajudado a absorver o impacto na queda da aeronave na Holanda
Tratores fazem o resgate dos sobreviventes de avião; lama pode ter ajudado a absorver o impacto na queda da aeronave na Holanda

Um porta-voz do serviço de saúde holandês afirmou que os feridos foram internados em 11 hospitais e que 24 apresentam lesões leves e em outros 21 casos ainda deve se constatar os danos que sofreram. Cerca de 60 pessoas conseguiram deixar o avião sem auxílio do resgate.

Um porta-voz do Ministério Fiscal confirmou em entrevista coletiva que os corpos de três membros da tripulação ainda estão no avião e que ainda não foram retirados para favorecer a investigação esclarecer as causas do acidente.

O trânsito no aeroporto de Schiphol foi interrompido parcialmente e duas das quatro pistas foram fechadas.

Amsterdã é o quinto aeroporto na Europa em número de passageiros (atrás de Londres-Heathrow, Paris-Roissy, Frankfurt e Madri), com 47,7 milhões de passageiros em 2007, segundo dados do Conselho Internacional dos aeroportos (ACI) Europa.

Sobreviventes

Um sobrevivente do acidente explicou à rádio uma holandesa que "tudo ocorreu muito rápido, em dez segundos e sem que desse tempo à tripulação de dar aviso algum sobre a existência de problemas".

Outro ocupante do avião disse que a aeronave "descia quando se notou algo como uma turbulência forte depois da cauda tocar o solo. Havia feridos e pessoas em estado muito ruim".

A Turkish Airlines está transferindo gratuitamente para a Holanda familiares das vítimas do acidente e as autoridades holandesas já anunciaram que não exigirão deles visto para entrar no país.

Histórico

A Holanda viveu seu pior acidente aéreo em outubro de 1992, quando um Boeing 747 de carga da companhia israelense El Al bateu pouco depois de decolar de Schipol, nas proximidades de Amsterdã, contra dois edifícios de Bijlmermeer, matando 200 pessoas.

Em abril de 1993, um Saab da companhia aérea KLM-Cityhopper caiu nas proximidades do aeroporto de Schiphol, em um acidente que terminou com três mortos e 21 feridos.

No acidente morreram, além dos quatro ocupantes do avião, outras 90 pessoas que moravam nas casas próximas ao aeroporto.


Arte Folha Online
Acidente com avião turco matou ao menos nove pessoas e deixou 50 feridos em Amsterdã, na Holanda
Acidente com avião turco matou ao menos nove pessoas e deixou 50 feridos em Amsterdã, na Holanda





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented