|

Denel SAAB esclarece posição referente ao Projeto EMBRAER C-390

Keith Campbell
DEFESA@NET Correspondente
em Pretoria


A CEO da Denel SAAB Aerostructures, Sra Lana Kinley, esclareceu a posição de sua companhia referente ao projeto de avião de transporte militar Embraer C-390.

"Nós não temos nenhum contrato formal com a EMBRAER ainda," falou ao Engineering News Online. "A EMBRAER ainda não detalhou e especificou os fornecedores para o Projeto C-390."

Na semana passada, um “press release” divulgado pela empresa americana Hitco Carbon Composites, baseada em Los Angeles, Califórnia, informava que a esta empresa e a Denel SAAB Aerostructures tinham acertado uma parceria no Projeto C-390.

A empresa brasileira EMBRAER está situada como a terceira ou quarta maior fabricante do mundo de jatos comerciais e o avião de transporte militar C-390 é seu último projeto.

A empresa ainda não definiu se avançará ou não com o novo avião de transporte militar, mas é de conhecimento que há uma série grande de discussões com a Força Aérea Brasileira - o que gerou várias revisões significativas nas especificações do C-390, o qual terá maior capacidade de carga do que originalmente projetada (nota do editor 19.000 kg) – e também com potenciais parceiros, incluindo a Denel SAAB Aerostructures.

"Nós estamos muito interessados em ter a Embraer como cliente, e ser um parceiro de risco no C-390," confirma Kinley. "Nós já somos um parceiro de risco no Airbus Military A400M."


A EMBRAER tem mostrado um novo desenho do C-390 com a alteração das asas traseiras. Passam agora para posição mais alta o que permitirá operação mais rápida de carga e descarga. Veja o desenho original de 2007 abaixo



A companhia Hitco Carbon Composites anunciou que tinha assinado um acordo estratégico com a com a Denel SAAB Aerostructures, "para colaborar na produção de peças em materiais compostos para o avião de transporte militar EMBRAER C-390". As duas companhias planejam a produção de peças em materiais compostos "tais como a seção da fuselagem traseira", o que permitirá que o avião atinja suas metas de projeto de peso. Ambas as empresas proveriam "soluções avançadas de manufatura para maximizar o valor e disponibilidade ao cliente".

O presidente da Hitco, Peter Hoffman, garantiu que as duas companhias em conjunto “ofereceriam o maior ganho , devido à combinação única dos atributos incluindo: o tempo de fabricação, aderência ao cronograma, qualidade e risco reduzido". A companhia americana empregaria o novo processo automático de colocação de fibra de carbono para produzir componentes estruturais com curvaturas complexas.

O VP de vendas e marketing da Hitco, Mark Kokosinski, informou posteriormente à publicação inglesa Flight International que sua companhia forneceria uma quantidade ainda não definida de componentes estruturais produzidos em materiais compostos para a Denel SAAB Aerostructures, na África do Sul, as quais seriam usadas para fazer a parte traseira da fuselagem do avião. A instalação dos sistemas seriam feitos na África do Sul, e as estruturas completas seriam então enviadas para a linha de montagem no Brasil.

Se o projeto avançar e se a Denel SAAB Aerostructures for uma das parceiras, então a companhia Sul-Africana deverá ser beneficiada com a sua experiência no: projeto, desenvolvimento e manufatura de estruturas em matérias compostos para o projeto europeu do transporte militar Airbus A400M.

O C-390 terá um tamanho bem menor que o AIRBUS A400M – terá dois motores em vez de quatro , por exemplo, espera-se , mas não é confirmado que será formalmente lançado em um futuro próximo, certamente com uma encomenda da FORÇA Aérea Brasileira, provavelmente de 20 aviões.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented