|

AEA apela à diminuição das taxas aeroportuárias

Seg, 02 de Março de 2009 09:56

“Apesar das companhias aéreas estarem enfrentando as consequências da pior recessão desde 1930, não estamos à espera de ajudas estatais”. A frase é do secretário-geral da AEA (Associação Europeia das Companhias Aéreas), Ulrich Schulte-Strathaus, em declarações à comunicação social polaca. “O que menos esperamos é que os governos desaprovem o aumento de tarifas nos aeroportos durante a atual crise econômica”, disse ainda, antes de lembrar as dificuldades que o sector enfrenta: “Menos passageiros e menos transporte de carga significa que temos de reduzir dramaticamente a capacidade oferecida”.

Schulte-Strathaus lembrou que as transportadoras têm de pagar pela utilização do espaço aéreo (slots) e pelo uso das infraestruturas aeroportuárias - que, segundo o responsável, apesar da descida de tráfego, têm apresentado taxas cada vez mais elevadas. “Isto não é tolerável”, defendeu.

A mesma fonte salientou que ao reduzirem a oferta, as companhias aéreas correm o risco de perderem slots que não estão sendo usados e - segundo regras comunitárias - ao perderem esse espaço aéreo, as transportadoras não podem recuperar os slots de forma automática, quando o mercado recuperar.

Daí que Shulte-Strathaus tenha apontado a importância das companhias aéreas poderem reduzir a sua oferta sem serem penalizadas a nível de slots.


______________________________________________________________

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented