|

Austrália decide não aderir ao desenvolvimento do RQ-4N Global Hawk BAMS da Marinha dos Estados Unidos

A Austrália irá suspender e arquivar sua participação no projeto do UAV Northrop Grumman RQ-4N baseado no programa BAMS (Broad Area Maritime Surveillance – Vigilância sobre Grande Área Maritima). O motivo tem relação com as pressões existentes sobre a Força de Defesa da Austrália relativas ao programa de substituição paralela dos Lockheed Martin AP-3C Orions da Real Força Aérea Australiana por uma aeronave tripulada.

"O governo australiano tem a certeza que o programa BAMS irá oferecer uma aeronave de patrulha marítima muito capaz. No entanto, nesta fase do desenvolvimento do projeto, é de interesse da Austrália em não incorrer em problemas difíceis de serem administrados", afirmou o ministro da Defesa australiano Joel Fitzgibbon.

Em julho de 2006 o governo australiano deu o primeiro passo para a aprovação por parte do Departamento de Defesa da Austrália em participar conjuntamente com a US Navy (Marinha estadunidense) no desenvolvimento de um sistema multi-missão não tripulado através do programa BAMS, cuja capacidade operacional foi inicialmente prevista para o ano fiscal de 2013. No entanto, atrasos no programa significam que o sistema só estará operacional em 2015, exatamente no período que um novo avião tripulado de vigilância marítima deverá substituir os AP-3C australianos.

Se continuarmos participando do programa BAMS, certamente isso irá ocasionar em certo momento, pressões sobre nosso pessoal que teria de gerenciar três células de aeronaves diferentes ao mesmo tempo, ou seja, o AP-3C, o seu substituto e o próprio RQ-4N. A Austrália vai continuar a acompanhar de perto o progresso da BAMS e de outros programas semelhantes", acrescentou Fitzgibbon.

Os planos da Austrália relativos aos sistemas dotados de uma ampla capacidade de cobertura em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento serão incluídos em um novo Livro Branco da Defesa, previsto para ser lançado em abril.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented