Brasil - Governo do Rio suspende multa de R$ 1 milhão contra Santos Dumont

RIO - O governador Sérgio Cabral voltou atrás na questão da abertura do Aeroporto Santos Dumont a voos regionais. Inicialmente contra a abertura, defendida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o governo do Rio recuou e resolveu até suspender até a multa de R$ 1 milhão que seria aplicada na Infraero, referente ao descumprimento do licenciamento ambiental do aeroporto, vencido há um ano, revela reportagem do Globo publicada na edição desta terça-feira.
Conforme noticiou segunda-feira o colunista Ancelmo Gois, Cabral disse que não vai criar mais empecilhos para barrar a reabertura do aeroporto. A primeira medida foi o cancelamento de uma reunião entre a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e a Procuradoria Geral do Estado, quando seria definida a multa na Infraero. Em vez disso, os secretários reuniram-se no Palácio Guanabara, no fim do dia, para discutir um fim menos desgastante para o caso.
A cruzada do governo do Rio contra a abertura do Santos Dumont começou em 3 de março, quando a Anac derrubou a portaria que impedia o aeroporto de operar voos regionais desde 2005. Naquele dia, Cabral disse que a decisão era uma "covardia, deboche e absurdo". A briga se acirrou na semana passada, com o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas , única empresa que já opera rotas regionais no terminal.





