|

Brasil - Vídeo expõe esquema de tráfico de drogas no aeroporto de Guarulhos

da Folha Online

Policiais federais prenderam nesta terça-feira 32 pessoas suspeitas de tráfico internacional de drogas em São Paulo, durante a operação chamada "Carga Pesada".

Apontados como integrantes de quatro quadrilhas diferentes, os detidos usavam o aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos, região metropolitana), como saída para grandes quantidades de cocaína, afirma a PF (Polícia Federal).

Veja, a seguir, as imagens gravadas pelas câmeras do circuito de segurança do aeroporto, que mostram o passo-a-passo da operação de uma das quadrilhas, do transporte ao armazenamento da droga na aeronave.

Entre os presos estão dois policiais civis, uma servidora da Receita Federal e um funcionário da Infraero (estatal que administra os aeroportos).

Funcionários de companhias aéreas, profissionais terceirizados da Infraero e nigerianos também são apontados como envolvidos no esquema.

Esquema

O procedimento de três das quatro quadrilhas era semelhante. Nele, a droga era acondicionada em malas, que eram entregues a funcionários do aeroporto. Essas pessoas, conscientes do conteúdo da bagagem, faziam com que as malas fossem transportadas em veículos do próprio aeroporto e, com isso, não passava pela fiscalização rotineira.

As malas recheadas com a cocaína seguiam para a Europa ou África. Com o esquema, as quadrilhas conseguiam enviar, em média, 50 kg de cocaína por remessa.

Uma outra quadrilha que também atuava no aeroporto usava o serviço de "mulas" (como são chamadas as pessoas que transportam as drogas).

Carga Pesada

As investigações que levaram às prisões começaram no final de 2007, quando a polícia da África do Sul apreendeu uma remessa de cocaína procedente do Brasil.

Desde o início da operação, 540 kg de cocaína foram apreendidos. Só hoje foram expedidos 35 mandados de busca e outros 35 de prisão --dos quais 32 foram cumpridos.

Os presos devem responder por tráfico internacional, formação de quadrilha e, integrantes de um dos grupos, também por furto de bebidas alcoólicas. A polícia não descarta a participação de outras pessoas no esquema.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented