Demanda de paxs cai 5,6% em janeiro, segundo a Iata
Dados fornecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata, apontam para janeiro deste ano um decréscimo de 5,6% na demanda de passageiros, se comparado com o mesmo período de 2008. Como consequencia, a ocupação no período ficou 2,8% abaixo do índice alcançado no ano passado. De acordo com o mesmo relatório, o mês é o quinto consecutivo a apresentar números em queda.
Com os resultados deste janeiro, a alarmante queda na demanda anunciada em dezembro passado (22,6%) piorou e já chega a 23,2%. “O sinal de alarme está tocando em todo o mundo. Todas as companhias aéreas regionais estão reportando grandes quedas. E, à exceção das companhias do Oriente Médio, a demanda de passageiros está caindo em todas as regiões. A indústria está em uma crise global e ainda não enxergamos o fundo do poço”, disse o diretor geral de CEO da Iata, Giovanni Bisignani.
Em volume de passageiros, a queda para as companhias asiáticas é de 8,4%, para as norte-americanas 6,2%, para as europeias 5,7%. As latino-americanas sofreram o menor índice de queda (1,4%), enquanto as do Oriente Médio são as únicas a projetarem crescimento de 3,1%.