Helicóptero cai na costa do Canadá; 17 estão desaparecidos
da Folha Online
As equipes de resgate ainda buscam 17 pessoas desaparecidas após a queda de um helicóptero no Oceano Atlântico, próximo à costa canadense. O helicóptero levava 18 pessoas para uma plataforma de exploração de petróleo quando caiu, por causas ainda desconhecidas.
Keith Gosse/AP |
Sobrevivente de acidente com helicóptero recebe os primeiros socorros; 17 pessoas estão desaparecidas e resgate faz buscas |
"Havia 18 pessoas a bordo. Uma foi retirada da água", disse Gerry Grychowski, do Centro de Coordenação de Resgate em Halifax.
Segundo Grychowski, o helicóptero caiu há 87 quilômetros a sudeste de Newfoundland. Duas pessoas foram vistas na água, assim como um bote salva-vidas, mas não há sinal da aeronave.
"Há um pequeno bote na água, mas neste momento, não temos nenhuma indicação de que haja alguém nele", disse. Segundo ela, o helicóptero faz o trajeto entre St. John's e a plataforma Hibernia com frequência.
Imagens da rede CBC TV mostram um helicóptero de resgate pousando St. John's e uma pessoa sendo levada em uma maca para a ambulância.
Um avião Hercules e quatro membros da equipe de resgate foram enviados ao local do acidente, além de um navio da Guarda Costeira e um navio com suprimentos --que estão na metade do caminho.
Grychowski afirmou que os ventos estão fortes, as águas estão muito frias e as ondas chegam a até três metros.
Dave Bowen, do mesmo centro, afirmou que o piloto chegou a enviar alerta de socorro. "Nós não temos nenhuma informação sobre o helicóptero", disse.
A aeronave é da Cougar Helicopters, de St. John's. A plataforma Hibernia é da Petro-Canada, Exxon Mobil Corp., Chevron Corp., Murphy Oil Corp., StatoilHydro e do governo canadense.
Com Reuters e Associated Press