Portugal - TAP vai ter dez voos/semana para Luanda
A TAP vai reforçar as ligações entre Lisboa e Luanda para dez voos por semana — noticiou ontem a Rádio Renascença, referindo que o reforço de ligações entre os dois países deverá ser anunciado nos próximos dias por TAP e TAAG.
A perspectiva do reforço a curto prazo das ligações aéreas entre Portugal e Angola foi corroborada pelo ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino, que em declarações divulgadas pela Renascença diz que nas reuniões que a TAP teve recentemente em Luanda “acordou-se em desenvolver mais linhas”.
A TAP tem actualmente voo diário para Luanda, mas os seus principais responsáveis têm afirmado o interesse em reforçar a oferta de ligações.
A estação de rádio diz que as dificuldades que a TAP encontrava para atingir esse objectivo parecem estar ultrapassadas na sequência da visita a Luanda de uma delegação da companhia portuguesa, liderada pelo CEO, Fernando Pinto, da visita de Estado do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a Portugal.
A estação diz que a TAP vai desenvolver não só cooperação técnica com a companhia angolana TAAG, que se encontra na “lista negra” da União Europeia desde 2007, como apoiar a criação em Angola de um centro de formação aeronáutica, um centro de carga e um centro de manutenção “tudo em parceria”.
O ministro Mário Lino, nas declarações divulgadas pela Renascença, confirma que na sequência da visita da delegação da TAP a Luanda foram perspectivadas “novas oportunidades”.
“Nós temos toda a disponibilidade de cooperar com Angola, quer através da TAP quer do nosso INAC [autoridade aeronáutica portuguesa]”, disse Mário Lino.
E a notícia da Renascença acrescenta que “não é descartada a hipótese de troca de interesses accionistas” entre TAP e TAAG.
Um comunicado divulgado pela TAAG no final da visita de Fernando Pinto a Luanda anunciava que “todos os participantes” envolvidos nas conversações “foram unânimes em reconhecer o diálogo franco, augurando um futuro promissor para as relações entre as duas companhias, unidas por profundos laços históricos”.
O comunicado especificava ainda que a delegação da TAP permitiu uma “identificação extensiva dos possíveis campos de cooperação” e já especificava as áreas de formação, “bem como eventuais parcerias nos projectos de criação do Centro de Manutenção Aeronáutica de Angola, Centro de Formação Aeronáutica e Central de Carga Aérea e outros projectos de serviços auxiliares aeronáuticos”.
A agência de notícias Reuters informava na passada quinta-feira que a União Europeia irá fazer uma nova inspecção à TAAG em Maio e que o porta-voz da comissão de gestão da companhia angolana disse à Rádio de Angola que é seu objectivo que transportadora possa voltar a sobrevoar os céus europeus a partir de Junho.