|

Brasil - Aeroporto de Cabo Frio é considerado estratégico para RJ



O Aeroporto Internacional de Cabo Frio, que foi reformado recentemente com recursos dos governos do Estado do Rio de Janeiro e da União, começou a receber, no início desta semana, o primeiro voo cargueiro semanal vindo de Miami, nos Estados Unidos, pela companhia Centurion.

Somente neste primeiro voo, realizado com o jato DC-10 Cargo, foram transportadas cerca de 70 toneladas de carga, no valor de US$ 5 milhões.

Segundo o secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, por ter uma posição estratégica, o Terminal de Cargas (Teca) em Cabo Frio serve como base logística para mais de 80 empresas que exploram petróleo e gás na Bacia de Campos e no norte da Bacia de Santos (SP) e traz benefícios para todo o Estado do Rio de Janeiro e toda a região Sudeste. “Esse aeroporto foi uma das melhores coisas que já aconteceram para o desenvolvimento econômico, social e turístico desta região.

Foi um investimento acertado do governo do Estado, já que o retorno para a população é inestimável. Além de atender à movimentação de carga das empresas que operam nas plataformas de petróleo, um terminal de cargas desse porte atrai empreendimentos e gera empregos. O turismo, que sustenta muitos moradores dessa região, também ganha força”, disse Lopes.

SAIBA MAIS SOBRE O AEROPORTO

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi construído em 1998 pelo governo do Estado, em parceria com a Aeronáutica por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA). É administrado pela empresa Costa do Sol e é a segunda maior pista de pouso do Estado, com 2.560 metros de extensão, também considerada pelas autoridades aeronáuticas como uma das mais seguras do País.

O aeroporto tornou-se o primeiro e único no Brasil a ter todas as operações – pista, pátio, taxiamento, terminal de passageiros e terminal de cargas – realizadas pela iniciativa privada.

A movimentação do Teca, que até então só recebia voos cargueiros fretados, responde pela principal receita do aeroporto. Nos últimos dois anos, houve um crescimento de 42,4% na quantidade de carga movimentada no terminal.

A operadora Costa do Sol está investindo R$ 10 milhões para duplicar, até meados de 2009, a área de armazenagem, que, atualmente, tem 45 mil metros quadrados. Segundo o presidente da operadora, Murilo Junqueira, a expectativa é de um aumento no faturamento de 50% neste ano, com o fechamento do contrato com a Centurion.






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented