Brasil - FAB assina contrato para desenvolvimento do KC-390
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, assinou na terça-feira (dia 14) contrato com a EMBRAER para o desenvolvimento do avião cargueiro KC-390, que substituirá os C-130 Hércules.
A cerimônia aconteceu no dia da abertura da Latin America Aero & Defense – LAAD 2009, no Rio de Janeiro, e foi presidida pelo Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente da EMBRAER, Frederico Fleury Curado.
O presidente da EMBRAER ressaltou que o projeto do KC-390 prevê o desenvolvimento da aeronave, conforme as especificações da Força Aérea Brasileira (FAB), e a construção de dois protótipos, no prazo de sete anos, ao custo estimado de R$ 3 bilhões.
Ele disse ainda que, além de renovar a frota da FAB, o novo equipamento terá grande potencial de exportação, substituindo os Hércules que sairão de linha nas próximas décadas em diversos países.O Ministro da Defesa enfatizou que os novos cargueiros, além de aumentar a capacidade de apoio logístico da Aeronáutica ao Exército, ampliando a capacidade de deslocamento de uma brigada leve para qualquer região do Brasil, também aumentarão a capacidade brasileira de participar de missões humanitárias. Cada aeronave terá capacidade para transportar até 80 soldados, com carga total de 19 toneladas.