Brasil - Jobim não descarta mas dá poucas esperanças à proposta russa para o F-X 2
Ministro da Defesa faz ressalvas quanto a possíveis dificuldades para transferência de tecnologia
Durante seminário sobre a END organizado pelo jornal Valor Econômico e pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o Ministro da Defesa Nelson Jobim confirmou que está reexaminando a proposta russa para venda de caças Su-35 ao Brasil. O Ministro já havia levantado essa hipótese em fevereiro, durante o programa de rádio “Bom Dia Ministro”, veiculado pela EBC.
Jobim, no entanto, não demonstrou muito entusiasmo com a oferta. "Os russos me pediram para reexaminar (a oferta). Estamos olhando os documentos, mas a dificuldade deles é com a transferência de tecnologia, que é a condição básica", esclareceu. A declaração do Ministro da Defesa é um balde de água fria nas ainda pequenas esperanças russas. Na quarta-feira (07/04), o vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar russa, Alexandre Fomin, chegou a dizer que a Rússia não excluía a possibilidade da participação do Brasil na fabricação de caças de quinta geração.
Os russos foram eliminados ainda na primeira fase do Projeto F-X 2. De acordo com informações veiculadas na imprensa, uma das principais justificativas pela exclusão da proposta daquele país era justamente a falta de garantias sobre transferência de tecnologias.
Em fevereiro, Nelson Jobim afirmou no programa de rádio “Bom Dia Ministro”, veiculado pela EBC, que recebeu visita de representantes russos e prometeu que reexaminaria a nova proposta. Na época, o Ministro não quis comentar as declarações, enquanto o Comando da Aeronáutica informou que desconhecia o teor das falas de Jobim e que o Projeto F-X 2 seguia conforme o planejado.
* Com informações do Valor Econômico