Europa - TAP é a companhia com menor evolução negativa entre transportadoras da AEA

A TAP foi a companhia que registou a menor evolução negativa no número de passageiros e no tráfego, entre as companhias da AEA que tiveram evoluções negativas entre Janeiro e Fevereiro.
Nos dois primeiros meses do ano, só a Swiss, a Croatia Airlines e a Turkish Airlines tiveram uma evolução positiva no tráfego, no número de passageiros e na capacidade, revela a AEA.
A TAP registou uma queda de 0,8% no número de passageiros, para 1,14 milhões, por uma queda do tráfego em 1%, tendo aumentado a capacidade em 2,1%.
O load factor da companhia aérea portuguesa caiu 1,9 pontos, face aos dois primeiros meses de 2008.
A Turkish Airlines registou um aumento do número de passageiros em 11,3%, e do tráfego em 12,2%, com um aumento da capacidade em 15,6%.
O load factor da companhia caiu dois pontos.
A redução da capacidade feita pela Lufthansa e a Air France não compensou as quedas de passageiros e de tráfego.
O número de passageiros da Air France caiu 8,4%, e o tráfego caiu 5%, com uma redução da capacidade em 4,2%, ficando o load-factor em -0,7 pontos.
A Lufthansa, que reduziu a capacidade em 4,9%, teve uma queda de 10,2% no número de passageiros e de 8,5% no tráfego, o que levou a uma queda de 2,8 pontos no load-factor.
A British Airways reduziu a capacidade em 6%, e apesar do número de passageiros ter caído 7,2%, o tráfego caiu apenas 4,9%o que levou a que o load factor registasse uma tendência positiva de 0,8 pontos.
A Iberia registou a quarta maior queda no total das companhias aéreas, com uma redução dem 22,9% no número de passageiros transportados, e de 10,8% no tráfego, superior à redução de capacidade em 7,4%.
O load factor na Iberia entre Janeiro e Fevereiro deste ano caiu 2,9 pontos, face a período homólogo em 2008.






