|

Primeiro simulador ASTA do Eurofighter


asta-1

Entrou em operação ontem o primeiro simulador ASTA (Aircrew Synthetic Training Aids) para o caça Eurofighter Typhoon, na Base da Força Aérea Italiana em Gioia del Colle.
O simulador, que foi desenvolvido por duas companhias da Finmeccanica, Alenia Aeronautica e SELEX Galileo, é considerado o mais ambicioso programa de treinamento já lançado na Europa. Ele permite o treinamento dos pilotos em todas as funcionalidades e missões do Eurofighter.

O ASTA compreende dois tipos de simulador: o Full Mission Simulator (FMS) e o Cockpit Trainer (CT). O FMS provê a exata reprodução do cockpit do Typhoon, com comandos de voo, HUD (Head Up Display) real, efeitos de aceleração G, simulação da aviônica dos sensores e armamento, que permite um treinamento tático num novo nível. O sistema de visualização sintética cria imagens do cenário externo num domo esférico, com 13 projetores de alta resolução e 6 projetores de alvos, garantido uma visão de 360° ao piloto.

O Cockpit Trainer (CT) não tem simulação G nem todos os recursos visuais do FMS, mas mantém a fidelidade das funções de software. É capaz de se conectar ao FMS para treino em rede e simular a presença de aeronaves amigas e inimigas. O CT é usado no treinamento primário e avançado, para obtenção do “Limited Combat Readiness” dos pilotos.

O ASTA permite criar com grande realismo o cenário externo do ambiente - geográfico, natural e tático - no qual a aeronave opera durante o treinamento. O simulador pode cumprir missões em todo o território italiano, graças a imagens de satélite, em realizar decolagens e pousos em vários aeródromos.

Aeronaves, veículos e navios são visualizados realisticamente no domo, detectados pelos sensores simulados e apresentados nos displays do cockpit, como acontece na realidade.

asta-2





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented