|

T-38 Talon, o supersônico cinquentão


t-38-50-anos-geral-foto-northorp-grumman

No último dia 10 de abril, não passou despercebida pelo Blog do Poder Aéreo a celebração dos 50 anos do primeiro voo do primeiro treinador supersônico do mundo, o T-38 Talon.

Apenas aguardamos a publicação da grande quantidade de notícias apuradas na LAAD 09 para prestar a devida homenagem à data. A comemoração oficial envolveu funcionários da Northrop Grumman (que à época do primeiro voo era Northrop Corporation) e autoridades na sede da empresa em El Segundo, Califórnia - EUA. O T-38 é da mesma “família” do F-5, cuja história já foi objeto de matéria do Blog (clique aqui para acessar).

t-38-solo-foto-northorp-grumman

A frota de T-38 já acumulou 13 milhões de horas de voo, com cada aeronave voando, em média, 15.000 horas, registrando um histórico de segurança excepcional e uma reputação de manutenção fácil, segundo a empresa. A aeronave mais voada da frota acumulou respeitáveis 19.000 horas de voo. É esperado que os T-38 permaneçam em serviço pelo menos até 2020, continuando a receber atualizações.

O contrato entre a Northrop Corporation e a Força Aérea dos Estados Unidos para desenvolver um treinador avançado supersônico remonta a 1956, sendo realizado o primeiro voo de testes três anos depois, em 10 de abril de 1959. Como curiosidade, em 1961 um T-38 custava 756 mil dólares.

O total da produção, que foi encerrada em 1972, atingiu 1.187 aeronaves, sendo que aproximadamente metade desse número permanece em serviço hoje, na USAF, US Navy (Marinha dos Estados Unidos), NASA e outras forças aéras ao redor do mundo. Para manter a frota em condições operacionais, a Northrop Grumman modernizou componentes do Talon, incluindo novas asas para reposição assim como componentes estruturais.

t-38-voo-foto-northorp-grumman

Aproximadamente 75.000 pilotos, o que inclui praticamente todos os pilotos da USAF desde 1961, receberam treinamento no T-38. Um piloto da NASA chegou a acumular 9.200 horas de voo na aeronave. Entre as pessas presentes à comemoração, estava o ex-chefe dos pilotos de testes da companhia, Lew Nelson, que foi o primeiro a voar o T-38 Talon.

t-38-50-anos-detalhe-foto-northorp-grumman

Fonte e fotos: Northrop Grumman





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented