|

Brasil - Avião com amigos do primeiro carioca com gripe suína chega ao Rio


da Folha Online

O avião com os amigos do primeiro carioca infectado com o vírus da gripe suína --Influenza A (H1N1)-- chegou no início da tarde deste domingo ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro. O carioca retornou do México no último dia 3, após oito dias em Cancún. A mãe de um amigo deste rapaz, também internado, foi hospitalizada ontem com os sintomas.

O grupo de amigos foi recebido de forma especial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao desembarcarem, foram encaminhados diretamente para a triagem, em ônibus na pista, onde recebem avaliação médica, para só depois serem liberados. O avião veio de Miami.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Veja mapa dos casos de gripe suína no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações

Para os passageiros já com os sintomas da doença, o aeroporto deslocou uma ambulância, que ficou estacionada ao lado do avião. A Anvisa também deslocou quatro ônibus e uma van para o monitoramento de casos suspeitos. Há ainda área de recepção e acolhimento com cem assentos, um local para entrevista de passageiros suspeitos de estarem com a doença e cinco quartos de observação.

Ontem, o governo definiu quatro hospitais de referência para internação de possíveis doentes: o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), Instituto Estadual de Infectologia, localizado no Iaserj Central, o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Brasil

O Ministério da Saúde informou na tarde de ontem que subiu para 25 o número de casos monitorados do vírus Influenza A (H1N1) que são acompanhados em oito Estados do Brasil. O número de casos suspeitos aumentou para 31, já que a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro notificou um novo caso suspeito pela infecção do vírus. Seis pessoas foram contaminadas até o momento.

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (12), Rio de Janeiro (1), Minas Gerais (4), Paraná (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1), Ceará (1) e Rondônia (1). Já o número de casos descartados é 113.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented