Brasil - Gol tem queda na ocupação no comparativo de abril
A Gol informou as estatísticas preliminares de tráfego relativas ao mês de abril.
No comentário publicado no comunicado oficial, a empresa afirma que “o mês apresentou aumento sequencial de demanda na malha aérea da Gol pelo segundo mês consecutivo, impulsionado principalmente pelos três feriados prolongados no período (Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho, sendo este último mesmo celebrado no dia 1º de maio, uma
sexta feira, beneficiou o tráfego de 30 de abril), enquanto que em
2008, apenas uma data comemorativa (Tiradentes) foi celebrada”, diz o comunicado.
Os recessos resultaram em uma variação na sazonaliade mensal de tráfego aéreo, embora historicamente, o segundo trimestre do ano seja o período de menor demanda no setor, em virtude de ser o único a não representar alta temporada de férias.
Em comparação com abril de 2008, o tráfego doméstico de passageiros (RPK) diminuiu 14,8% e a capacidade (ASK) diminuiu 5,9%. No mercado doméstico, a taxa de ocupação (load factor) da Gol foi de 60% e no mercado internacional, a taxa de ocupação foi de 51%. A taxa de ocupação total do sistema Gol foi de 59% em abril.
No mercado internacional, devido ao encerramento das operações intercontinentais em 2008, a Gol reduziu sua oferta de assentos em 46,3%, na comparação com abril de 2008. Em relação a março deste ano, a redução de 4,8% reflete a recente revisão da malha internacional, visando aprimorar gradualmente a sua produtividade.
As taxas de ocupação na comparação ano a ano também apresentaram queda atingindo 50,7% no último mês de abril, principalmente em virtude do reposicionamento da malha internacional. Em comparação ao mês de março deste ano, a taxa de ocupação em abril apresentou alta de 7,2 pontos percentuais, refletindo a concentração de feriados prolongados nesse mês, e em menor escala, o recente redimensionamento da quantidade de assentos oferecidos.
