|

Brasil - Gripe Suína: Passageira sofre enfarte e atrasa voo com grupo que esteve no México com jovem infectado


RIO - O voo 905, da American Airlines, que trazia os 21 moradores da Ilha do Governador sócios do Iate Clube Jardim Guanabara que estiveram em Cancún junto com o primeiro rapaz a contrair a doença no Rio , precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. De acordo com o subsecretário de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, uma passageira do voo sofreu um enfarte e foi internada em uma UTI da capital do Amazonas. Segundo Soranz, ela seria uma médica, de 40 anos, que estaria junto com o grupo da Ilha do Governador. O voo dos sócios do Iate Clube Jardim Guanabara deveria chegar às 8h40m, de Miami, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, mas devido ao pouso de emergência em Manaus, o avião só pousou no Rio por volta de 12h. Todos os passageiros saíram por escadas direto para os ônibus que fizeram o transporte deles até a sala da Vigilância Sanitária, onde eles passaram por uma triagem. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que pelo menos duas pessoas que viajaram com o rapaz para o México já apresentam sintomas da gripe. ( Você acha que o Brasil está preparado para enfrentar a gripe suína? )

O chefe do Serviço de Epidemiologia e Avaliação do Hospital Universitário Clementino Fraga, na Ilha do Fundão, Roberto Fiszman, dá entrevista coletiva em frente ao hospital para falar sobre os casos de gripe suína. Foto: André Teixeira - O Globo Na noite de sábado um passageiro vindo de Londres foi levado para o Centro de Triagem porque estava com tosse, mas de acordo com Daniel Soranz, como não apresentava nenhum outro sintoma da gripe suína, ele foi liberado e está em observação domiciliar. Desde a manhã de sábado, a Vigilância Sanitária adotou um novo procedimento de monitoramento dos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim de voos vindos de países onde foram registrados casos da gripe suína . Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a decisão foi tomada na noite da sexta-feira pelos secretários estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, e municipal, Hans Dohman, depois do anúncio de dois novos casos da doença no país.

Medo na Ilha do Governador

Moradores da Ilha do Governador estão assustados com a gripe suína. O motivo seria a confirmação de dois casos da gripe confirmados em moradores do bairro . Segundo o Hospital Santa Maria Madalena, que fica na Ilha, nos últimos dias aumentou em 25% a procura por atendimento na emergência por parte de pessoas com medo de terem contraído a doença apenas por morarem no entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A direção do hospital - que atendeu a primeira vítima da doença no Rio está fazendo uma pesquisa para identificar outras pessoas que dividiram a mesma sala de atendimento com o paciente. A unidade não chegou a fazer o diagnóstico do rapaz, o que só aconteceu no Hospital do Fundão.

De acordo com o boletim divulgado na manhã deste domingo pelo Hospital do Fundão, o estado de saúde da mulher internada no sábado é estável, e ela está sendo monitorada. O filho dela, de acordo com o boletim, teria apresentado melhora e está sem febre há 24 horas. Já o jovem que contraiu a doença no México estaria apenas esperando o término do período de quarentena para ser liberado. Segundo o boletim, o estado de saúde dele é excelente.

No Rio, já foram registrados dois casos de pessoas infectadas com o vírus da gripe, entre eles o primeiro de transmissão interna . No sábado, a mãe do rapaz de 29 anos que pegou gripe suína do amigo foi internada com sintomas da doença . Caso os exames confirmem o diagnóstico, esse será o segundo caso de transmissão interna no país. Segundo a família, ela está em isolamento no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, e aguarda o resultado dos exames que podem confirmar o diagnóstico. Eles devem ficar prontos na terça-feira.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented