|

Air France 447 - Aeronáutica não encontra corpos ou sobreviventes e mantém buscas no Atlântico

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Nenhum corpo ou sobrevivente do voo 447 da Air France havia sido encontrado até o final da tarde desta quarta-feira, informou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em entrevista concedida em Brasília. De acordo com o ministro, ainda não há previsão para que as buscas sejam encerradas no oceano Atlântico. Segundo a Air France, 228 pessoas --216 passageiros e 12 tripulantes-- estavam na aeronave.

"Nós estamos empenhados a buscar sobreviventes, ou melhor, restos", disse o ministro durante a coletiva. De acordo com ele, só foram encontrados destroços da aeronave.

Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de passageiros que estavam no avião da Air France
Veja onde conseguir informações sobre o voo

O ministro voltou a ressaltar que o material encontrado a cerca de 650 km do arquipélago de Fernando de Noronha não deixa dúvidas de que o avião caiu. "Não há mais dúvida da situação de queda neste local", disse Jobim.

Segundo Jobim, será muito difícil localizar os corpos das vítimas, já que aqueles cujo abdômen foi rompido "afunda e não volta mais". Já os corpos das vítimas que apresentarem o abdômen intacto --sem perfurações-- podem voltar à superfície até 70 horas após afundarem.

De acordo com o ministro de Defesa, a Marinha realiza buscas em um raio de cerca de 222,4 km. Nesta quinta-feira (4), o órgão deve começar a recolher os materiais encontrados, que serão encaminhados para análise e, segundo Jobim, devem contribuir com as investigações sobre as causas do acidente --que ainda não foram esclarecidas.

Entre ontem e hoje, a Aeronáutica encontrou duas trilhas com destroços do Airbus A-330 da Air France. Cada trilha foi encontrada a cerca de 256 km uma da outra, informou Jobim. Hoje, o ministro informou que foram avistadas objetos azuis triangulares e objetos brancos --que seriam da parte interna da aeronave.

O ministro informou que as buscas devem continuar por tempo indeterminado. Aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) e embarcações da Marinha participam dos trabalhos de resgate. Já as investigações sobre as causas ficará sob responsabilidade dos franceses.


Divulgação
Imagem divulgada pela Aeronáutica em local de buscas ao Airbus mostra mancha de óleo no Atlântico
Imagem divulgada pela Aeronáutica em local de buscas ao Airbus mostra mancha de óleo no Atlântico

Voo AF 447

O Airbus que fazia o voo 447 está desaparecido desde a noite do último domingo (31). Ele decolou do Rio com destino a Paris com 228 pessoas --12 tripulantes e 216 passageiros de 32 países, entre eles 58 brasileiros, segundo a empresa aérea.

O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que o Airbus da Air France caiu a aproximadamente 400 milhas (740 km aproximadamente) do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

Jobim afirmou ontem que as buscas devem se concentrar sobre a caixa-preta, que pode estar situada em uma!profundidade que varia entre 2.000 e 3.000 metros" no oceano Atlântico. "A caixa-preta não boia. Teremos que fazer a busca. Estando em grande profundidade, haverá grande dificuldade para encontrá-la", disse.

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented