Air France 447 - Navio estrangeiro localiza peça do voo 447 no oceano Atlântico
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
Colaboração para a Folha Online
Os comandos da Marinha e da Aeronáutica informaram na noite deste sábado que uma peça do voo 447 foi localizada hoje, por um navio de Antígua e Barbuda que navegava a uma distância de cerca de 415 quilômetros a noroeste do arquipélago de São Pedro e São Paulo. O avião, com 228 pessoas a bordo, caiu na noite de 31 de maio, quando operava um voo entre o Rio e Paris.
Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de ocupantes do voo 447
Veja onde conseguir informações sobre o voo
De acordo com os militares, a peça, considerada de médio porte, permanece a bordo do navio e ainda não há previsão para que seja entregue para as autoridades brasileiras. Ainda de acordo com os militares, o comandante do navio relatou o encontro da peça por e-mail e enviou, inclusive, uma foto.
A peça localizada pelo navio estrangeiro foi a única encontrada neste sábado, que teve as buscas prejudicadas pelo mau tempo. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), 'o dia de hoje apresentou as piores condições meteorológicas para a realização de buscas' e, por isso, todas as aeronaves brasileiras tiveram que ser recolhidas ainda durante a manhã.
Amanhã (14), a fragata Constituição chegará ao porto de Recife (PE), onde deve descarregar destroços e objetos pessoais resgatados nos últimos dias. A previsão é que a fragata chegue ao porto no período da manhã. Os objetos ficarão a disposição das autoridades francesas, responsáveis pela investigação.
Causa
Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.
As primeiras suspeitas sobre o acidente recaem sobre os sensores de velocidade e a força do vento. Aparentemente, os sensores falharam nos minutos imediatamente anteriores ao acidente, segundo 24 alertas automáticos enviados pelo avião.
A aeronáutica informou que as buscas pela caixa-preta continuam, mas estão sendo feitas apenas pelas equipes franceses.