|

Brasil começa a usar em agosto novo sistema de monitoramento de aviões por satélite

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

RIO - Os controladores do espaço aéreo brasileiro começam a utilizar, em agosto, um novo tipo de monitoramento de aeronaves. Segundo reportagem de Fábio Vasconcellos e Túlio Brandão publicada na edição deste domingo do GLOBO, o Automatic Dependent Surveillance-Broadcast (ADS-B) permite saber, via satélite, a posição exata dos aviões, mesmo em áreas onde não há radares terrestres, como parte da rota Rio-Paris, sobre o Oceano Atlântico, onde caiu o A330 da Air France com 228 pessoas a bordo.

A tecnologia funciona desde que o avião e os centros de controle estejam equipados. O Airbus que fazia o voo 447 tinha o ADS, o que poderia ter facilitado a sua localização, caso o sistema brasileiro já estivesse em operação.

" A previsão é que até 2013 todas as aeronaves estejam adaptadas ao ADS "

Estima-se que aproximadamente 70% do espaço aéreo mundial não sejam cobertos pelos radares terrestres, que ajudam no monitoramento dos aviões. O novo sistema ADS, que passa a funcionar inicialmente na rota América do Sul-Europa, é parte de uma série de mudanças que estão sendo feitas pelo Brasil para aderir ao modelo mundial de controle aéreo CNS/ATM (sigla em inglês), que significa Comunicação, Navegação, Vigilância/Gerenciamento de Tráfego Aéreo.

O CNS é considerado o que há de mais moderno em controle de voo. Permite que o globo terrestre seja totalmente mapeado por uma constelação de satélites americanos e europeus. Com isso, as aeronaves serão não apenas monitoradas on-line, como também haverá troca de dados constante entre o avião e os controladores. Pelo cronograma, o CNS deverá ser implantado totalmente na Europa e nos Estados Unidos até 2023 e, no Brasil, até 2024. Outra mudança prevista para agosto na rota América do Sul-Europa, em aeronaves com a tecnologia disponível, será a troca de informações: deixa de ser apenas por voz e passa a ser por dados.

- A previsão é que até 2013 todas as aeronaves estejam adaptadas ao ADS - explica o tenente-brigadeiro do ar Ramon Borges Cardoso, diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Leia a reportagem completa na Edição Digital do Globo (somente para assinantes)

Buscas suspensas neste sábado

Por causa do mau tempo, a Marinha e a Aeronáutica suspenderam neste sábado as buscas a corpos e destroços do Airbus da Air France . Por enquanto, o número oficial de corpos recolhidos é de 44, mas ele pode chegar a 50, pois os comandos militares têm conhecimento de que há mais seis corpos a bordo do navio anfíbio francês Mistral, que só serão computados oficialmente quando forem entregues a militares brasileiros. ( Perícia preliminar mostra que corpos não apresentavam queimaduras )

Os destroços já recolhidos serão analisados por um técnico francês que chega ao Brasil neste domingo. Responsável por investigar as causas do acidente, ele fará uma perícia inicial das peças e avaliará se os destroços serão levados para a França ou se a perícia completa será realizada em território brasileiro.





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented