|

Irlanda - Lucros da Ryanair caem 78% no ano

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


A low cost irlandesa Ryanair teve 105 milhões de euros de lucro depois de impostos, no ano fiscal que terminou a 31 de Março, mas com uma queda de 78% em comparação com período homólogo em 2008, apesar de um aumento das receitas em 8%, para 2.9 milhões de euros, e no número de passageiros em 15%.

“Apesar da recessão global e o preço recorde do petróleo, os serviços tarifa mais baixa/custo mais baixo da Ryanair tornaram a apresentar um aumento de tráfego e de lucro, que demonstra a força do modelo Ryanair”, afirmou em comunicado o CEO da companhia, Michael O’Leary.

O CEO da companhia refere ainda que os lucros de 105 milhões de euros “apesar de uma desapontante queda de 376 milhões de euros, depois dos números do ano passado”, demonstram uma “operação robusta durante o ano”.

No ano 2008/2009, a Ryanair transportou mais 15% de passageiros, para 58,5 milhões, e as tarifas médias caíram 8% para 40 euros, "devido à recessão e ao câmbio da libra", mas também gerado “por uma redução de 3% em custos operacionais não ligados fuel”.

A Ryanair prevê que o tráfego cresça 5% no ano fiscal 2009/2010, para 67 milhões de passageiros, e prevê que se os preços do petróleo se mantiverem, que a conta do fuel será reduzida em 450 milhões de euros, e prevê ainda que os custos operacionais por passageiro (excluindo o fuel), caiam cerca de 5%.

A companhia refere ainda que tem uma “visibilidade limitada nas reservas”, e que prevê que a “combinação de uma profunda recessão, libra fraca e a nossa capacidade de crescimento fará com que as tarifas médias caiam entre 15% a 20% este ano, para um mínimo de 32 euros por passageiro”.






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented