Rafale - Avança primeira exportação do Rafale aos Emirados Árabes Unidos
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
As negociações para a venda aos UAE (Emirados Árabes Unidos) de até 60 aeronaves de combate Dassault Rafale, ultrapassou uma meta importante no dia de hoje, quando o governo do Emirado submeteu suas especificações á França. Isto permitirá negociações de um contrato detalhado que iniciará com preços e datas de entrega, possivelmente levando a sua assinatura no final deste ano.
Este acordo ou contrato governo a governo é avaliado entre 6 a 8 bilhões de euros, dependendo do conteúdo exato do armamento, apoio e pacote de trocas incluído nas negociações.
As demoradas negociações deste acordo aguardavam até que Abu Dhabi, cuja Força Aérea poderá operar a aeronave, finalizava os aspectos técnicos das aeronaves, os quais notadamente solicitaram uma nova versão do motor Snecma M-88 (mais potente), um radar novo e de sua escolha, além de uma versão específica de um míssil ar-ar de longo alcance e estas incertezas técnicas representavam impedimentos dos dois governos para a assinatura formal do contrato.
Abaixo, as declarações relacionadas emitidas ontem pela manhã pelo governo dos Emirados e pelo Presidente Nicolas Sarkosy:
UAE entrega Especificações técnicas do Rafale à França
O Governo da França recebeu as especificações técnicas e operacionais requeridas ao caça francês Rafale das Forças Armadas dos UAE, dentro do marco das negociações atuais entre os governos da França e dos UAE.
A data de assinatura do contrato, o qual poderá vir a ser um dos maiores e mais importantes contratos de exportação da aeronave, será fixada após o término das negociações financeiras envolvidas.
Declaração da Presidência da República da França
O Presidente da República, está, atenciosamente, controlando as negociações atuais com os Emirados Árabes Unidos, para a aquisição de 60 aeronaves militares Rafale, prazerosamente informa que as negociações estão progredindo junto ao Governo dos UAE.
Este anúncio, feito no ano do centenário da Paris Air Show, é uma excelente notícia para a França e sua indústria aeroespacial. Confirma as qualidades excelentes do Rafale.
É também um sinal dos laços próximos que unem a França e os UAE.
NOTA: Este anúncio surpreendeu toda a imprensa especializada em Le Bourget, já que ontem foi o último dia da exposição, e todos davam como certo que não seria anunciado nada em relação ao assunto.
No entanto, a França (e as indústrias contratantes do Rafale) deverão responder a todos os requerimentos solicitados pelos Emirados e se aceitam as propostas de financiamento e de possível troca ou retorno dos Mirage 2000-9 e de seus armamentos. De outra parte, ao referir-se às turbinas, de maior potência solicitada, o comprometimento não foi feito pela fabricante Snecma, mas pelo próprio Presidente Sarkosy.
Mas os árabes não se comprometerão a assinar os contratos a menos que todas as suas exigências sejam especificadas e sem que haja um compromisso específico sobre cada uma delas.
FONTE: Defense-Aerospace / TRADUÇÃO: Baschera.