|

USAF não quis levar F-22 para Le Bourget

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Suspeita de monitoramento eletrônico pelos franceses pode ter sido a razão

f22_raptor

A USAF decidiu não enviar o seu mais moderno caça para a feira aeroespacial de Le Bourget este ano, citando outros compromissos, informou Christopher Trippick, o porta-voz da empresa Lockheed Martin Corp, fabricante do Raptor.

O funcionário da empresa norte-americana disse ainda que o F-22 também não participará da Royal International Air Tattoo, que ocorrerá no próximo mês no Reino Unido.

O Raptor foi uma das sensações da feira de Farnborough no ano passado, fazendo uma apresentação de 12 minutos. Ele também foi apresentado na Royal International Air Tattoo de 2008.

Executivos das indústrias européias no entanto disseram que os EUA, assim como Lockheed, estão apreensivos quanto à exposição da aeronave a varreduras de radar, revelando seus segredos.

História semelhante teve o F-117, que fez uma aparição da feira de Paris em 1991 e dois anos depois o governo Clinton proibiu a apresentação do mesmo e de qualquer aeronave militar dos EUA a edição de 1993 daquele evento.

Segundo um fonte da indústria aeroespacial, que pediu anonimato, o governo francês estaria utilizando radares com frequência extremamente baixa, de longo alcance, para monitorar e avaliar aeronaves furtivas em fase final de aproximação, levantando suspeitas norte-americanas.

Com informações da Reuters do Reino Unido.

FOTO: Joe McNally





◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented