|

Aeroportos se mobilizam em favor da pessoa com deficiência

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias


Vários aeroportos brasileiros programaram para esta semana eventos alusivos ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21). O objetivo é apoiar iniciativas que melhorem as condições de mobilidade desse público. As programações são a pequena parte de amplo programa de acessibilidade implantado pela Infraero em seus principais aeroportos. Segundo Nilce Maria Costa dos Santos, responsável pela área na Infraero, “a empresa implementa melhorias na infraestrutura aeroportuária, sustentada em uma política de acessibilidade que busca a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças, sempre consciente de que todos os passageiros têm direitos iguais”.

Rio de Janeiro -No Aeroporto Santos Dumont (RJ), profissionais da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) esclareceram dúvidas sobre tratamentos de diversas patologias e sobre os serviços oferecidos pela instituição, numa exposição montada no saguão central. Em frente ao aeroporto, foram expostos um veículo adaptado, cadeiras de rodas comuns e motorizadas e um carro elétrico. Também houve apresentação do ballet da Escola de Dança Beth Boop. No mesmo dia, ao som da canção Emoções, de Roberto Carlos, o grupo se apresentou no saguão do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão (RJ).

Minas Gerais - Em Uberaba, a Banda do Instituto dos Deficientes Visuais e o grupo Arte sobre Rodas se apresentaram no aeroporto. Em Uberlândia, foi o grupo Projeto Dançando com a Vida, quem animou os passageiros e recebeu o carinho dos funcionários ao serem convidados para conhecer o interior de uma aeronave. No aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha, um treinamento para atendimento às pessoas com deficiência foi encerrado com um simulado de situações enfrentadas por pessoas com deficiência no saguão do aeroporto e apresentação do grupo musical formado por deficientes visuais do Instituto São Rafael.

São Paulo - No Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o músico e cantor Gil de Lucena, que é deficiente visual, se apresentou no terminal de passageiros. O músico também se apresentou em Congonhas, onde passageiros e pessoas da comunidade aeroportuária se emocionaram com as músicas. Em Campinas, diversas apresentações, exposições e palestras acontecem durante a semana. O grupo Sorri faz apresentações esportivas.

Outros aeroportos - Uma exposição com trabalhos artesanais desenvolvidos pelos alunos da Apae-DF foi aberta no Aeroporto Internacional de Brasília/JK(DF). Em Vitória (ES), teve apresentação de música e dança, com coreografia contemporânea, música indiana e street dance, do Grupo de Dança da Escola Especial Dr.Pedro Feu Rosa. Um show musical do cantor e diretor do Núcleo da Pessoa com Deficiência em Alagoas, Rady Lima, na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Maceió (AL), também fez parte das comemorações na capital alagoana. Em Campo Grande (MS), teve apresentação da Banda Down Rítimica. Em Salvador (BA), houve apresentações de dança, com a dupla Ninfa Cunha e Del Carvalho, teatro com o grupo Noz Cego, formado por deficientes visuais, e mostra de pinturas do artista, deficiente visual, Eduardo Santana. O aeroporto de Palmas (TO) abriu espaço para apresentação musical do grupo "Tambores do Tocantins". Em Goiânia (GO), estão sendo distribuídos jornais da Apae-GO.

Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented