|

Comandante da Aeronáutica apresenta projetos para a "Turma da Graxa"

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Cento e vinte militares da ativa e da reserva participaram da palestra ministrada pelo Comandante da Aeronáutica,Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, no Ginásio de Esportes Leopoldo Jardim de Mattos, no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Força Aérea em Brasília (CASSAB).

No evento, realizado no dia 14 de outubro, estiveram presentes o Alto Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) e várias autoridades, como o Chefe do Estado Maior, Tenente-Brigadeiro-do Ar Antonio Pinto Macedo, o Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), Major-Brigadeiro-do Ar Ricardo Machado Vieira, entre outras.

No encontro o Comandante da Aeronáutica ressaltou a importância do País possuir uma Força Aérea forte. Ele citou, por exemplo, as pressões sofridas pelas nações que se envolveram em guerra e saíram derrotadas no conflito.

“No ano passado estive no Japão por ocasião do Centenário da Imigração e, ainda hoje, passados mais de 60 anos do final do conflito, os militares daquele país ainda sofrem uma enorme pressão de diversos setores da sociedade por causa da derrota em 1945”, explicou o Comandante. “Portanto, é preciso estarmos preparados para intervir e para vencer”, completou.

Para atingir essa meta, o Comandante apresentou os principais objetivos estratégicos da Aeronáutica dentro da Estratégia Nacional de Defesa (END). Assegurar a superioridade aérea local, priorizar a formação de quadros técnicos-científicos, desenvolver condições adequadas de ensaio, como as que já estão em andamento na Serra do Cachimbo, e substituir os atuais aviões de combate entre 2015 e 2025, foram alguns dos pontos abordados na palestra.

Na ocasião, foi apresentado ainda o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), com 126 projetos pautados no orçamento de 2008 a 2023. Entre os tópicos constantes desse planejamento estão, por exemplo, a reestruturação dos sete quadros de oficiais especialistas com vistas à ascensão até o posto de Coronel; ampliação da capacidade de vigilância, e ampliação e modernização da frota de aeronaves.

A palestra serviu para a “Turma da Graxa”, composta por sargentos e suboficiais da reserva, se atualizar sobre os futuros projetos da Força Aérea Brasileira. (FAB). O suboficial Rui Gonçalves Doca, 75 anos, na reserva desde agosto de 1986, é um dos militares que participou do evento. Além de reencontrar antigos companheiros, pôde se informar a respeito das novidades da Força Aérea.

“É uma grande chance de conversar e se atualizar diretamente com as informações passadas pelo comandante. Isso é muito importante”, ressaltou.

“Participar deste evento renova o nosso espírito, nós dá mais vida. É uma forma de revermos antigos amigos além de ser uma maneira de nos mantermos inteirados sobre os assuntos da casa”, disse Masanobu Kaneko, 73 anos, que não perde um encontro da “Turma da Graxa”.

Fonte: CECOMSAER







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented