|

Esquadrão Netuno completa 19 anos de formação

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

O Esquadrão Netuno, 3º esquadrão do 7º grupo de aviação, completou no dia 27 de setembro, 19 anos de atuação. Dentre os eventos comemorativos, realizados na Base Aérea de Belém (BABE), onde o esquadrão está sediado, destacou-se a realização do III Encontro dos ex-integrantes do esquadrão (netunos e Tritões), denominado "Areté dos Netunos". Houve também, no dia 25 de setembro, uma solenidade militar presidida pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Robson Ferreira Igreja, responsável pelo I Comando Aéreo Regional (COMAR). Várias autoridades militares prestigiaram as celebrações, dentre elas, o Brigadeiro-do-Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, comandante do CINDACTA IV, Coronel Aviador R1 José Tito do Canto Filho, Coronel Aviador R1 Mauro Pereira Santos e Coronel Aviador R1 Fernando Gil Guedes.

O "Areté dos Netunos" foi criado em 2007 com o objetivo de perpetuar as tradições, manter os laços de amizade e estimular o moral dos integrantes do 3º/7º Grupo de Aviação. Com este intuito, no dia 26 de setembro, o 3º/7º GAV realizou os eventos alusivos ao III Areté dos Netunos.( O termo areté deriva da língua Tupi-Guarani e significa “dia festivo”).

Nesta data, o comandante do 3º/7º, Tenente-Coronel Aviador Luiz Antonio Moreira Fidélis, fez uma explanação sobre o objetivo do evento, suas origens baseadas nas tradicionais reuniões ocorridas nas demais unidades de Patrulha Marítima da FAB, a atualidade do Esquadrão e discorreu a respeito das expectativas da unidade e da Aviação de Patrulha com o andamento da implantação da aeronave P-3AM.

A programação prosseguiu com a sagração dos Netunos Honorários, título criado com o objetivo de valorizar e eternizar a participação de renomadas personalidades militares e civis na consecução dos metas da unidade aérea O intuito é destacar aqueles que manifestaram apreço e admiração pelos valores cultivados no âmbito do 3º/7º GAV. Ingressaram na Ordem o Major-Brigadeiro-do-Ar Robson Ferreira Igreja, o Coronel Aviador Roberto de Araújo, Comandante da Base Aérea de Belém, o Coronel R1 Claudemir Corrêa Chagas e o Tenente-Coronel Aviador José Roberto de Oliveira, GSB da BABE. Ainda

Ainda em comemoração aos 19 anos do Esquadrão Netuno ocorreu, no dia 22 de setembro, o descerramento das placas de graduado e praça padrão de 2009. Os agraciados do ano foram o suboficial BMA Jorge Luiz Salomão e o S 1 BMA Bruno Araújo dos Santos. No dia 24 de setembro, foi realizada uma missa em ação de graças. A cerimônia foi celebrada pelo tenente- Capelão José Maria no salão Asa do Cassino dos Oficiais da Base Aérea de Belém.

Fonte: 3º/7º GAV






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented