|

Memorial Aeroespacial Brasileiros recebe primeiro protótipo de avião histórico

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

primeiro protótipo do CBA 123 exposto no MABNo dia 1º de outubro, o Memorial Aeroespacial Brasileiro, localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos-SP, recebeu o primeiro protótipo do avião CBA 123 restaurado pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da empresa. A aeronave, que ficará exposta na área externa do MAB, é resultado de um acordo de cooperação com a Argentina no final dos anos 80. O vôo inaugural ocorreu em 18 de julho de 1990 e o projeto foi encerrado em 1995 pois se revelou inviável comercialmente na época. No entanto, todo o aprendizado decorrente das inovações do CBA 123 foi empregado no bem-sucedido modelo ERJ 145.

Os trabalhos de recuperação dos dois primeiros protótipos do CBA 123 começaram em 2008 e foram realizados por alunos do curso de mecânica geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sendo concluídos em maio. O segundo protótipo do CBA 123 foi entregue ao Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, em agosto.

“O Memorial tem apenas 5 anos de existência , mas 2009 ficará marcado em sua história como o ano em que demos um grande passo na ampliação do acervo, com a chegada do Bandeirante protótipo 2, da coleção particular do idealizador e fundador do ITA e do CTA, Marechal Casimiro Montenegro Filho, e agora do CBA 123”, disse o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, Diretor-Geral do DCTA.

“É uma grande honra para a Embraer ver o primeiro protótipo do CBA 123 exposto ao público no Memorial Aeroespacial Brasileiro”, disse Horacio Forjaz, Vice-Presidente Executivo da Embraer para Assuntos Corporativos. “Com esta entrega, garantimos a preservação de mais um importante capítulo da história da indústria aeronáutica brasileira.”

Fonte: DCTA






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented