Aeroporto de Joinville é tema de encontro entre presidente da Infraero e governador de Santa Catarina
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, recebeu, nesta quarta-feira (11/10), na sede da empresa, em Brasília, o governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira (PMDB), acompanhado de secretários e da bancada de parlamentares catarinenses. Também participaram da reunião o secretário de Aviação Civil, Brigadeiro Jorge Godinho, e o chefe de Gabinete do ministro da Defesa, Nelson Jobim, Cleso José Filho. O governador pediu o empenho da Infraero para a liberação de voos noturnos no Aeroporto do Joinville, que têm feito muita falta ao Estado. “A vida inteira houve pousos noturnos, não entendemos porque esta restrição tão brusca”, questionou o governador.
O presidente disse que a Infraero é também parceira do Estado no sentido de desejar a retomada dos voos. Murilo anunciou ao governador e comitiva que a Infraero já encaminhou à Anac e ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Comando da Aeronáutica – documento comunicando a realização do corte das árvores que foram objeto da restrição de pouso. “A vinda do governador aqui significa o estabelecimento de uma parceria mais direta, tanto conosco quanto com a Secretaria de Aviação e Ministério da Defesa”, disse Murilo. O próximo passo é que o novo status das condições de pouso possa ser verificado e homologado para a retomada dos voos noturnos.
O secretário Godinho explicou que a regulação mudou e que é importante estar atento às normas de segurança que seguem exigências internacionais. O chefe de Gabinete do Ministério da Defesa alertou que nos últimos anos o País viveu períodos de grandes mudanças, com aumento da demanda pelo transporte aéreo, e que é preciso ter velocidade nas obras de infraestrutura.
Na oportunidade, os representantes de Santa Catarina também solicitaram à Infraero melhorias para o Aeroporto de Criciúma/Forquilhinha - Domício de Freitas, como ampliação de pista e áreas para hangares. A região é um grande pólo industrial. O presidente Murilo Barboza se comprometeu a visitar todos os aeroportos catarinenses e estudar os pleitos.