|

CENIPA comemora 38 anos e cria Ordem do Dédalo

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) comemora 38 anos de trabalho em prol da segurança da aviação militar e civil brasileiras neste mês (19/11) . As atividades comemorativas começam no dia 16, com a I Mostra Cultural Nossa Arte – Compromisso com a Vida, e se estendem até o dia 20.

O destaque do aniversário é a Criação da Ordem do Dédalo, que reunirá e sagrará os cavaleiros que se destacaram nas atividades de Segurança de Voo ao longo da carreira.

Na solenidade militar, que acontece no dia 19 de novembro, às 10h20min, no CENIPA, serão entregues medalhas em homenagem e em reconhecimento àqueles que contribuíram para o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). O uniforme previsto para militares é o 7º A ou correspondente e, para civis, traje Passeio Completo.

CENIPA: Casa da Segurança de Voo do Brasil

O primeiro órgão a investigar acidentes aeronáuticos foi a Inspetoria-Geral da Aeronáutica, em 1941. Sete anos depois, o Decreto nº 24.749 cria o Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), cuja finalidade, em princípio, era apurar responsabilidades.

Em 19 de novembro de 1971, o Decreto nº 69.565 instituiu o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) como órgão central do SIPAER, já adaptado a uma nova filosofia: a prevenção de acidentes.

Em 2007, foram criadas sete novas organizações militares denominadas Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), encarregadas do planejamento, da investigação e da execução de atividades de segurança de voo nas suas áreas de atuação.

A capacidade e o profissionalismo do CENIPA foram reconhecidos na Universal Safety Oversight Audit Programme (USOAP), realizada no Brasil pela International Civil Aviation (ICAO), em maio deste ano. A auditoria equiparou o CENIPA aos seus congêneres no mundo por ter atingido elevado índice de conformidade (96%).

Fonte: CENIPA







◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented