|

Estado-Maior da Aeronáutica inicia planejamento da CRUZEX

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Militares das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Uruguai e Venezuela participam, de 4 a 6 de novembro, no Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da primeira reunião de planejamento para o Quinto Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX V). O evento acontecerá em 2010 nas Bases Aéreas de Natal (BANT), Fortaleza (BAFZ) e Recife (BARF), entre os dias 8 e 19 de novembro.

Após o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Pinto de Macedo, abrir a reunião do planejamento inicial (IPC), o Coronel-Aviador Paulo Eduardo Vasconcellos, representante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), mostrou aos participantes as condições logísticas e operacionais necessárias para a execução do Exercício.

Os assuntos discutidos na área operacional envolveram a agenda dos trabalhos, regras de engajamento e de segurança, cenários estabelecidos, alvos e a previsão do tempo para a época do Exercício. Na área logística, os assuntos foram sobre os transportes para o pessoal, alimentação, local de estocagem de cargas, facilidades nos hangares de manutenção e estacionamento das aeronaves de combate, entre outros.

O Exercício CRUZEX V, coordenado pelo Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), envolverá três capitais: Natal - RN, Fortaleza - CE e Recife - PE e três cidades da Região Nordeste do Brasil: Quixadá – CE, Mossoró – RN e Maxaranguape – RN, e tem como objetivos a interação dos países na condução de operações aéreas de coalizão, a utilização o padrão OTAN de comando e controle, o treinamento das tripulações de combate e o incremento da interoperabilidade entre as Forças Aéreas participantes. A Base Aérea de Natal já sediou o Exercício CRUZEX em 2004 e 2008.


Fonte: CECOMSAER








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented