|

Oficiais do CENIPA ministram palestra em Simpósio de Aviação da Marinha

Click here for more news / Clique aqui para mais notícias

Ten Cel Av CoimbraDois oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) participaram do XXI Simpósio de Segurança de Aviação da Marinha e Operações Aéreas "Offshore", ocorrido de 17 a 20 de novembro, em Búzios (RJ). O coordenador da Comissão de Perigo Aviário no Brasil, Major-Aviador Henrique Rubens Balta de Oliveira, apresentou dados do perigo aviário, incidente que mais se repete no País, e proposta de solução para o problema.

Segundo o Major, o CENIPA investe na conscientização e na prevenção de colisões com aves desde 1987. "O número anual de colisões informadas é crescente, mas antes de analisá-lo, devemos considerar aspectos como a evolução das aeronaves, que cada vez mais velozes e silenciosas exigem uma reação mais rápida dos pilotos e das aves para evitar o choque; a preservação ambiental, que estimulou o aumento da população de aves anteriormente ameaçadas de extinção; e o aumento do número de voos, que alavanca o progresso e movimenta recursos fundamentais a alguns municípios", explica. A proposta para reduzir os danos seria uma equipe, em regime de dedicação exclusiva, para planejar, executar, avaliar, adequar e orientar ações que possam diminuir o perigo aviário de modo eficiente.

O Tenente-Coronel-Aviador Flávio Antônio Coimbra, do 3º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), falou sobre a Criminalização de Acidentes Aeronáuticos. Ele defendeu que a viabilidade da indústria aeronáutica depende de sua capacidade de prevenir acidentes. Por conta disso, não é propósito da investigação SIPAER atribuir culpa ou responsabilidade aos envolvidos. "O objetivo da investigação de acidentes aeronáuticos deve ser o controle do risco e a prevenção de futuras ocorrências. Com o processo de investigação direcionado para a prevenção de acidentes aeronáuticos, afastado da busca de culpados e responsáveis, a participação e cooperação dos envolvidos direta ou indiretamente na ocorrência é motivada, com o consequente levantamento dos fatores que contribuíram para o evento", afirma.

Outros temas abordados no Simpósio foram Estratégia do "International Helicopter Safety Team" para a redução de acidentes, Treinamento em Simuladores de Voo, "Sustainment Maintenance and Accurate Manuals and Publications with Respect to Safety", Sistema de Gestão da Segurança de Aviação da Petrobras, Painel de Medicina e Psicologia de Aviação e Nova Sistemática das Vistorias de Segurança de Aviação.

Fonte: CENIPA








◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented