Santos Dumont simula emergência com incêndio e tem bons resultados
Click here for more news / Clique aqui para mais notícias
A Infraero realizou na última sexta-feira (30/10), no Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont, o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC), que tem o objetivo de treinar empregados da Infraero e de outras empresas para procedimentos de primeiros-socorros em casos de acidentes.
Neste ano, o acidente fictício aconteceu durante o abastecimento da aeronave. A mangueira do caminhão abastecedor (mangote) rompeu e derramou aproximadamente 200 litros de combustível. A tampa do tanque saltou da corrente, caiu no chão e provocou centelhas. Em conseqüência, foi deflagrado incêndio de grandes proporções, com vítimas, mas sem mortes.
Após o acionamento do alarme sonoro, que indica a ocorrência de intervenção imediata, o aeródromo foi interditado. O serviço de emergência médica do aeroporto foi acionado, enquanto os bombeiros atuavam no combate às chamas. As equipes de salvamento aquático mantiveram-se alertas na freqüência de emergência do rádio, aguardando instruções. O Batalhão de Infantaria da Aeronáutica fez o isolamento do entorno e afastou curiosos.
As organizações externas - Polícias Federal, Civil e Militar, Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO), Corpo de Bombeiros e hospitais da região - que compõem os meios de recursos secundários, permaneceram de prontidão. Se os meios de recursos primários não fossem suficientes, eles entrariam em operação. Mas não foi necessário. O EXEAC terminou em aproximadamente uma hora, sem interrupção das atividades operacionais.
O superintendente da Infraero no aeroporto, Emmanoeth de Sá, avaliou positivamente os resultados. “Houve eficiência no tempo resposta e na atuação dos envolvidos na presteza das ações propostas. Com isso, foi possível mensurar o resultado do trabalho das equipes em operação. De uma maneira geral, o simulado atendeu plenamente às expectativas”, concluiu.
Em 2009, o Curso de Voluntários de Emergência (CVE) do aeroporto formou 45 alunos da comunidade aeroportuária. O exercício simulado contou com um total de 115 participantes, incluindo os recém-formados. O EXEAC ocorre pelo menos uma vez por ano em todos os aeroportos da Rede Infraero. Dentre outras funções, serve também para aferir e validar o Plano de Emergência do Aeroporto (PLEM), em cumprimento à legislação da Organização da Aviação Civil (OACI) e normas específicas da Agencia Nacional da Aviação Civil (ANAC) e da Infraero.
Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br