|

Aeroportos registram atraso em 25% dos vôos agendados para este sábado

27/12/2008 - 19h33
Colaboração para a Folha Online


De cada quatro vôos que partiram entre 0h e 19h deste sábado, um saiu com atraso superior a 30 minutos. O mais recente balanço divulgado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), mostra no período de 19 horas 371 partidas com atraso entre 1.431 realizadas. A Gol responde por mais da metade: 201 vôos, equivalente a 54,17% do total.

O índice geral de atrasos nos aeroportos brasileiros está em 25,9%, e o de vôos cancelados em 6,1%, referente a 88 partidas.


Movimentação no terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhoso (Grande SP); atrasos em vôos da Gol persistem hoje

A Varig --que é administrada pela Gol-- também registra grandes atrasos neste sábado. Dos 88 vôos programados para até as 19h, 35 (39,8%) tiveram atrasos superiores a 30 minutos. Seis vôos da empresa foram cancelados. Outras 17 partidas foram canceladas pela Gol.

O terminal que concentra a maior parte dos atrasos é o Tom Jobim, no Rio, onde 48 vôos tiveram atrasos (39% dos 123). No Santos Dumont foram registrados sete atrasos e foram quatro cancelamentos no período.

Em Guarulhos (Grande SP), dos 204 vôos, 45 (22,1%) atrasaram e nove foram cancelados. Em Congonhas (zona sul de SP) foram 29 atrasos em 158 vôos programados e 15 cancelamentos.

Segundo a Infraero, o único problema em aeroportos que pudesse justificar os atrasos ocorreu em Confins (MG), que operava com auxílio de instrumentos devido ao mau tempo. Segundo a estatal, no entanto, o problema já havia sido solucionado desde as 15h30 deste sábado.

Outro lado

Procurada neste sábado por volta das 19h20, a empresa se limitou a dizer que está implementando as ações anunciadas em nota enviada ontem. O comunicado informava que a Gol vai reforçar ainda mais o atendimento nos próximos dias, quando o movimento nos aeroportos deverá aumentar para o Ano Novo. A companhia garantiu que a situação nos aeroportos está sob controle e não há caos aéreo.

Os atrasos da empresa não são recentes. Desde o último fim de semana, a Gol tem registrado grande índice de atrasos em todo o país, chegando a ser responsável por 61,5% dos atrasos registrados na terça-feira (23). Devido a isso, a empresa foi notificada pelo Procon-SP de forma preventiva.

Multa

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estendeu o prazo para que a Gol regularize o tempo de atendimento nos principais aeroportos do país e unifique os sistemas de check-in com a Varig. Caso não normalize essas operações, a empresa aérea poderá ter vôos cancelados e novas autorizações suspensas.

A diretora-presidente da agência, Solange Vieira, confirmou que a empresa será multada pelos problemas operacionais observados neste fim de ano. No final de janeiro serão avaliadas ainda sanções operacionais à companhia aérea.


Folha

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented