|

Embate entre Iberia e Sepla causa 4 mil atrasos

Ter, 30 de Dezembro de 2008 12:03

Desde o início de dezembro, a companhia espanhola Iberia está em conflito com o Sepla (Sindicato Nacional de Linhas Aéreas), devido aos cerca de cinco mil vôos atrasados e 400 cancelados que afetam a mais de 700 mil passageiros em toda a Espanha. A companhia aérea afirma que os atrasos e cancelamentos se devem a uma “greve branca” realizada pelos pilotos, que consiste no comprimento estrito da normativa laboral, tomando uma interpretação literal das normas jurídicas que regulam a atividade, causando assim uma queda na produtividade.

O Sepla, por sua vez, nega tratar-se de uma greve, e sim do cumprimento estrito da Lei de Aviação Civil. Para o sindicato, os atrasos ocorrem também pela escassez de funcionários da empresa. As informações são do jornal espanhol “El País”. De acordo com a mesma fonte, desde que o embate começou, o índice de pontualidade da Iberia despencou 50%, de 70% para 20%.

A situação não tem perspectiva de melhoras em curto prazo. As negociações estão suspensas desde o dia 23, pelo não comparecimento dos pilotos a uma reunião alegando terem de trabalhar. Segundo o “El País”, a Iberia acusa o sindicato de incluir nas negociações matérias que escapam do âmbito laboral, como a possível fusão com a British Airways. A Iberia também divulgou em seu site uma nota em que afirma ter solicitado a Audiência Nacional as atas das assembléias do Sepla dos dias 4 e 12 de dezembro, de modo a “provar que o sindicato tem incitado o coletivo a realizar medidas de pressão ilícitas que estão causando inúmeros cancelamentos e atrasos na maioria dos vôos”.

Na mesma nota, a companhia nega sofrer de escassez de pilotos: “atualmente, a Iberia dispõe de 13 pilotos por avião; há dois anos, eram 11. A produtividade dos pilotos foi reduzida em 1,4% no último ano e em 8,1% no último mês”.

Por outro lado, o Sepla apresentou uma denúncia ante a Direção Geral de Aviação Civil alegando anomalias e falta de informação sobre avarias nos aviões da companhia.


Jornal de Turismo

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented