|

Airbus cai em rio de Nova York com 155 a bordo; todos sobreviveram

15/01/2009 - 20h15
da Folha Online


Um Airbus da companhia aérea americana US Airways caiu no rio Hudson, em Nova York, nos Estados Unidos, na tarde desta quinta-feira. O avião saiu do aeroporto de La Guardia, também em Nova York, com 155 pessoas a bordo sob o código 1549, com destino à cidade de Charlotte, no Estado americano da Carolina da Norte. Todos os ocupantes saíram ilesos.

Testemunhas ouvidas pela rede de TV CNN afirmam que o avião começou a perder altitude e velocidade e, então, realizou um movimento de pouso sobre a água, na altura da Rua 48. "Eu só pensei, 'por que está tão devagar?' E, splash!, caiu na água", afirmou Barbara Sambriski, pesquisadora da agência de notícias Associated Press, que testemunhou o acidente.


Arte/Folha Online

O avião ficou parcialmente submerso, e as pessoas que estavam a bordo --150 passageiros e cinco tripulantes-- começaram a sair em direção às asas, muitas com os coletes salva-vidas. Rapidamente, diversas embarcações que circulavam no rio se aproximaram, na tentativa de resgatá-las. O Corpo de Bombeiros atuou também no resgate dos passageiros.

Conforme o jornal americano "The New York Times", os termômetros marcaram 6ºC negativos, no momento do acidente.

Um dos passageiros do avião, Alberto Panero, disse à CNN por telefone que estavam todos os ocupantes "basicamente bem". "Foi uma experiência de quase-morte que, ainda bem, não acabou assim", afirmou. "Graças a Deus e graças ao piloto. Não acredito que ele conseguiu pousar em segurança."

Conforme Panero, ao perceber que a aeronave enfrentava um problema técnico, o piloto pediu que os passageiros se "preparassem para o impacto". Em seguida, tocou a água.

Oficiais da FAA confirmam que a principal suspeita é que o avião tenha enfrentado problemas mecânicos depois de bater contra uma revoada de pássaros. Segundo o "WP", a porta-voz da Agência de Segurança em Transporte Ellen Howe confirmou que o incidente "não possui conexão com terrorismo".


Passageiros deixam avião que pousou sobre o rio Hudson, em Nova York, e aguardam socorro sobre as asas



Cai avião da US Airways em Nova York

Publicada em 15/01/2009 às 18h55m
O Globo



Passageiros aguardaram sobre as asas do avião pelo resgate - Reuters

RIO - Um avião da US Airways A320 caiu nesta quinta-feira no Rio Hudson, em Nova York, depois de decolar do aeroporto novaiorquino de LaGuardia rumo a Charlotte, na Carolina do Norte. Segundo a "CNN",148 pessoas estavam a bordo do voo 1549. Todos os passageiros, segundo a empresa, deixaram a aeronave. ( Está no local? Mande seu relato ou fotos )

- Todos estão fora do avião e muitos saíram andando - afirmou a porta-voz do Departamento de Segurança americano, Laura Keehner. ( Veja as impressionantes imagens do resgate )

De acordo com a mídia local, pássaros na turbina teriam provocado a queda do avião.

- Ainda é muito cedo para afirmar quais foram as causas do acidente - disse o presidente da US Aiways, Doug Parker, em entrevista coletiva.

Imagens mostram a aeronave boiando no rio. Testemunhas, no entanto, informam que o vento e a maré estão dificultando a retirada do avião do local.

Os passageiros conseguiram escapar e aguardaram pelos botes de resgate sobre as asas da aeronave. Um deles afirmou que havia crianças dentro do Airbus. Muitos foram levados até um edifício na rua 42 em Manhattan.

- Eu estou bem certo de que todo mundo saiu - disse o passageiro, identificado pela emissora como Alberto Panero. - É simplesmente inacreditável que todos estejam vivos.

Outro passageiro disse ter ouvido um som semelhante ao de uma explosão alguns minutos depois da decolagem.

- O motor explodiu. Houve fogo por toda a parte e cheiro de gás - afirmou Jeff Kolodjay, de Norwalk, Connecticut. - Havia pessoas sangrando por todo lado. Nós batemos forte na água. Foi assustador.

O governo americano descartou a possibilidade de o acidente ter sido causado por terroristas.

- Não há nenhuma informação que indique que o incidente esteja relacionado com a segurança - Laura.


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.

© 1996 - 2009. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented