|

China e Paquistão estudam conjuntamente um caça stealth

Ter, 27 de Janeiro de 2009 17:29



A PAC (Pakistan Aeronautical Complex) do Paquistão e CAC (Chengdu Aerospace Corporatinon) da China, assinaram um memorando de entendimento (MoU) para dar início ao desenvolvimento conjunto de um caça stealth de 5ª geração baseado no JF-17 que está entrando em serviço nas Forças Aéreas dos dois países.

A iniciativa é interpretada como uma resposta paquistanesa ao projeto do PAK-FA, avião de combate de 5ª geração da Sukhoi (Rússia) e da HAL (Índia).

Está nos planos do governo paquistanês uma redução no número de caças JF-17 a serem incorporados à sua Força Aérea e adquirir 150 unidades do novo caça stealth, que serão entregues entre 2015 e 2025.

Alguns detalhes do projeto já foram revelados. O JF-17X, denominação do novo projeto, prevê a utilização de dois motores franceses turbofan SNECMA M-88-3 capazes de desenvolver um empuxo de 17.000 libras cada um com pós-combustão.

A suíte de aviônica deverá ser composta por um radar Vixen 500E de varredura eletrônica que opera na banda “X”, um sistema integrado de auto-defesa e de guerra eletrônica desenvolvido pela CETEC da China, cockpit totalmente digital e um sistema HMCS (mira e visores montados no capacete do piloto) da Thales, BAe Systems ou Denel sul-africana.

O JF-17X terá capacidade de transportar e lançar duas unidades do novo míssil de cruzeiro Hatf-8, cujo alcance é da ordem de 350 km.

Para engajamentos ar-ar, o novo caça terá como opção os mísseis BVR (alem do alcance vísual) guiados por radar ativo PL-12 (60 Km de alcance), os de curto alcance PL-13 (15Km) e o PL-14 (100Km) de propulsão ramjet. O PL-13 e PL-14 estão sendo desenvolvidos em conjunto com a Denel.


Tecnologia e Defesa

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented