|

Polônia procura novo jato de treinamento avançado

Qui, 15 de Janeiro de 2009 18:18



A Força Aérea da Polônia pretende adquirir 16 jatos de treinamento avançado para serem entregues a partir do terceiro trimestre de 2010. Estão sendo avaliados o T-50 da Korea Aerospace Industries / Lockheed Martin e o BAE Systems Hawk Mk. 51, este último produzido sob licença na Finlândia pelaValtion Ientokonetehdas .

Os Hawks finlandeses foram previamente considerados como uma solução temporária, mas o ministro da Defesa polonês, Bogdan Klich, considera que o upgrade executado nas aeronaves pelo grupo finlandês Patria preenche os requisitos básicos da Força Aérea de seu país e a oferta está sendo seriamente considerada. Os Hawk Mk. 51 poderão permanecer em serviço até 2025.

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, e o chefe das forças armadas daquele país, General Franciszek Gągor, visitaram a Coréia do Sul no mês de dezembro passado. O governo de Varsóvia espera receber uma proposta detalhada do T-50 da KAI. O avião sul-coreano é mais moderno e adequado para treinar pilotos dos caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon, pois entre outras qualidades, possui capacidade de vôo supersônico. A Força Aérea Polonesa introduziu os F-16 Block 52 em seus esquadrões de caça a partir de novembro de 2006.

A assinatura do contrato de compra dos novos jatos de treinamento avançado pelo governo polonês é esperada para o mais tardar em meados de 2010. Os antigos jatos treinadores Mielec PZL TS-11 Iskra em utilização na Academia da Força Aérea, sediada em Deblin, serão retirados do serviço ativo no máximo em 2012.


Tecnologia & Defesa

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented