|

Aeroporto de Teresina receberá melhorias




15/01/2009

A Infraero prevê lançar em fevereiro próximo a licitação para contratação dos projetos básico e executivo destinados à ampliação e melhoria do Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portela (PI). O anúncio foi feito durante visita do governador em exercício do Piauí, Wilson Nunes Martins, ao presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, nesta quarta-feira (14/1).

Com a ampliação, o Aeroporto de Teresina aumentará sua capacidade para um milhão de passageiros por ano. Os recursos para os projetos iniciais são da ordem de R$ 880 mil. Um convênio entre a empresa, Governo do Estado e Prefeitura de Teresina será assinado a fim de dar início às primeiras ações, como a desapropriação de algumas áreas necessárias ao novo terminal e a implantação de infra-estrutura adicional de drenagem, abastecimento de água e esgoto.

O projeto prevê, além da construção do novo terminal, nova pista de táxi, urbanização da área de expansão e duas pontes de embarque. “Teresina é mais um aeroporto a receber pontes de embarque. Estamos preparando nossos aeroportos para futuro”, afirmou o presidente da Infraero.

Segundo o diretor de Engenharia, Paulo Sérgio Ramos Pinto, o contrato dos projetos vai abranger todas as fases – estudo preliminar e projetos básico e executivo. A previsão é de que em 14 meses se possa fazer a contratação da obra propriamente dita. “Vamos nos esforçar muito para este prazo ser reduzido, mas vamos ter a cautela de preparar todos os projetos a fim de evitar distorções na fase das obras, previstas para começarem em julho de 2010”, garantiu Ramos Pinto.

O governador em exercício, Wilson Martins, destacou a importância da melhoria do aeroporto para a economia da região, localizada no Meio Norte do País, principalmente a voltada para o turismo. O Aeroporto de Teresina receberá, antes desse reforma, mais uma esteira de bagagem e terá as salas de embarque/desembarque ampliadas.

O Aeroporto da Parnaíba também foi tema da audiência. A preocupação é ajustar o terminal para as exigências de segurança internacional, o que será feito pela Infraero para receber postos da Anvisa, Polícia Federal, entre outros.


Assessoria de Imprensa/Infraero
imprensa@infraero.gov.br

◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented