|

Brasil - Lula vai cobrar explicações de presidente da Embraer após demissões

Publicada em 19/02/2009 às 21h26m
Chico de Gois


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai chamar o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, para cobrar explicações sobre o motivo da demissão de 4 mil funcionários. Lula reuniu-se na noite desta quinta-feira com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, o membro da executiva da Central José Lopes Feijoó, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Comunicação Social, Franklin Martins, para tratar do problema. Conforme relato de Feijoó, Lula ficou "indignado" com as demissões.

- O presidente ficou absolutamente indignado com isso porque considera que a empresa se capitalizou com recursos públicos e não avisou que tomaria uma medida dessas - relatou Artur Henrique, lembrando que a Embraer tomou empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem em seu capital 40% de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Os sindicalistas haviam marcado uma audiência com Lula na quarta-feira para falar sobre boatos de demissões, como disse o presidente da CUT. Mas, por problemas de agenda de Lula, a reunião foi remarcada para esta quinta. Durante a conversa com os sindicalistas, Lula telefonou para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para saber se a Embraer havia procurado o governo para conversar. A resposta de Guido deixou Lula ainda mais irritado. O ministro informou que uma reunião estava agendada para quarta, mas ninguém da empresa compareceu.

- Mostramos para o presidente que a Embraer no ano passado entregou 205 aeronaves, quando a meta era vender 194. Há empresários que estão se valendo da crise para demitir - acusou o presidente da CUT.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented