|

Brasil - Sindicato dos Metalúrgicos ameaça paralisar a Embraer em protesto contra demissões

Publicada em 20/02/2009 às 08h38m
O GloboVNews


SÃO PAULO - Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos bloqueou a avenida que dá acesso à Embraer, após o anúncio da demissão de 4,2 mil funcionários, na altura do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), na noite desta quinta-feira. Os ônibus foram parados, e os funcionários do terceiro turno foram impedidos de entrar na fábrica. O Sindicato fez uma manifestação em frente à Embraer e tentou mobilizar os funcionários remanescentes. Segundo a entidade, também está prevista uma paralisação em protesto contra as demissões.

Houve um início de confusão entre sindicalistas e funcionários que tentaram furar o bloqueio para entrar na fábrica. A polícia precisou intervir para conter a situação.

A Embraer anunciou, nesta quinta-feira, a demissão de 4,2 mil funcionários, o correspondente a cerca de 20% de sua força de trabalho, e a redução das estimativas de entrega de aviões e de investimentos neste ano. Foi o maior corte anunciado por uma empresa brasileira desde o agravamento da crise, em setembro de 2008.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai chamar o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, para cobrar explicações sobre o motivo da demissão de 4 mil funcionários. Lula reuniu-se na noite desta quinta-feira com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique, o membro da executiva da Central José Lopes Feijoó, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Comunicação Social, Franklin Martins, para tratar do problema. Conforme relato de Feijoó, Lula ficou "indignado" com as demissões.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented