|

Declarações de Jobim podem causar reviravolta no Projeto F-X 2

Por Defesa Brasil
09 de Fevereiro de 2009


Ministro afirma que decisão será política e que reexaminará propostas de concorrentes anteriormente eliminados; SU-35 e EF-2000 novamente no páreo

Rio de Janeiro - Em entrevista ao programa “Bom Dia Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), transmitido em rede nacional no último dia 6 de fevereiro, o Ministro da Defesa Nelson Jobim afirmou que a decisão do vencedor do projeto F-X 2, que visa a obtenção de novos caças para a Força Aérea Brasileira será política. Jobim afirmou também que recebeu visita de representantes russos e italianos, já eliminados pela FAB, e prometeu que reexaminaria as novas propostas.

“Eu recebi, no Ministério da Defesa, a visita da Rosoboronexport, que é uma empresa russa que elabora o Sukhoi, o SU-35, que é o novo Sukhoi, e deseja trazer complementos para ver a possibilidade de ser reexaminado. Eu disse que era possível trazer esse material, e que a FAB examinaria. O mesmo se passou com os europeus, com os italianos em relação ao Eurofighter.”, disse Jobim.

O Ministro fez questão de ressaltar que a decisão final será política: “Nós teremos lá por julho, julho ou agosto, uma decisão final da escolha técnica, das opções técnicas da FAB para depois tomarmos a decisão política.”

Por fim, citando apenas os atuais três concorrentes finalistas do Projeto F-X 2, Jobim confirmou que a intenção do governo é que o escolhido trabalhe com o Brasil no desenvolvimento de um caça de quinta geração.

Más recordações

Interferências políticas não trazem boas lembranças ao Comando da Aeronáutica. O Projeto F-X original se arrastou por quatro anos dentro de um intenso embate político e diplomático. O projeto passou por adiamentos sucessivos, troca de Ministro da Defesa e algumas comissões de avaliação externas à FAB. No fim, em 22 de fevereiro de 2005, a FAB enviou carta aos concorrentes informando do cancelamento em definitivo do projeto sem que houvesse nenhuma compra.




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented