|

Troca de Comando do 1º/14º GAv Esquadrão Pampa

Kaiser Konrad



O Esquadrão Pampa (1º/14º GAV) tem novo comandante desde a sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009.

O Tenente-Coronel Aviador Roberto Cezar Salvado Fleury Curado passou o comando ao Tenente-Coronel Aviador Sergio Barros de Oliveira, em emotiva cerimônia. O ato foi presidido pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Raul José Ferreira Dias, comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR).

O 1º/14º GAV tem sido o principal esquadrão de caça da Força Aérea Brasileira nos últimos anos. Foi o primeiro a receber os F-5 EM/FM e a operar em ambiente BVR. As participações nas Operações CRUZEX (2006 e 2008) e na Red Flag (2008) tiveram destaque internacional. Sua missão principal é a Defesa Aérea, e, através da sua localização geográfica, na cidade de Canoas – RS, serve como ponta de lança ao SISDABRA (Sistema de Defesa Aérea Brasileiro), onde, com um trabalho em conjunto com o CINDACTA II, é o responsável pela manutenção da soberania na região Sul do país.

Durante a cerimônia, que contou a participação em voo de duas esquadrilhas compostas por quatros aeronaves cada uma, o TC Fleury fez sua despedida na mais bela apresentação aérea já vista em Canoas em mais de 10 anos.

Estiveram presentes representantes de unidades de caça da FAB, com destaque à uma esquadrilha do 1º Grupo de Aviação de Caça, do Rio de Janeiro.






◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented