|

Equador receberá seu primeiro helicóptero HAL Dhruv

Seg, 02 de Fevereiro de 2009 14:13



A empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) entregará durante a feira aeroespacial Aero India 2009, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de fevereiro, o primeiro exemplar do helicóptero Dhruv ALH (Advanced Light Helicopter) para a Força Aérea do Equador.

A HAL vendeu sete exemplares do Dhruv ao Equador em junho de 2008 por US$ 51 milhões, sendo que o último será entregue até meados de 2010.

O Dhruv foi selecionado pela FAE após uma acirrada disputa com a Elbit, Eurocopter e a russa Kazan. A oferta indiana venceu num negócio considerado quase knock-down, abrindo uma larga diferença 32 % menor com relação ao valor da proposta da Elbit, cuja oferta ficou em segundo lugar.

O primeiro cliente sul-americano do helicóptero da HAL foi o Peru, que encomendou em junho de 2008 dois exemplares para prestar serviços de socorro aero-médico naquele país. O governo peruano também se mostrou interessado em introduzir o modelo em suas Forças Armadas.

No ano passado, o Dhruv esteve envolvido na concorrência que acabou por contemplar a Bell Textron com um contrato de fornecimento de seus Bell 412 para a Fuerza Aérea de Chile.

Sabe-se que negociações com a Bolívia para fornecimento de cinco aparelhos e com a Venezuela para sete unidades estão também na agenda da HAL.

O Dhruv é um helicóptero de transporte da classe do Huey II da Bell Textron. Tem capacidade para até 12 passageiros, peso máximo de decolagem de 5500 Kg e pode voar a uma velocidade máxima de 280 Km/h. O cliente pode optar pela intalação de dois motores turboeixos HAL/Turbomeca Shakti de 1.200 shp (900 kW) ou os franceses Turbomeca TM 333-2B2 1,000 shp (746 kW).




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented