|

Brasil - Rasante de piloto suicida colocou em risco avião da Gol que pousava no aeroporto de Goiânia

Cleide Carvalho e Leonardo Guandeline, O Globo


Kléber, em foto de família Reprodução

SÃO PAULO - Por pouco a tragédia de Goiânia não se transformou em um acidente aéreo de grande porte. O avião pilotado por Kléber Barbosa da Silva, de 31 anos, atravessou na frente de um avião da Gol com 77 passageiros que vinha de Congonhas, em São Paulo, e se preparava para aterrissar no aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia. A aeronave, que faria escala em Goiânia, antes de seguir para Brasília, teve de arremeter. Ela pousou diretamente no aeroporto de Brasília. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo delegado Manuel Borges, após ouvir o depoimento do piloto Daniel Sirio, que estava no aeroporto e acompanhou as manobras feitas por Kléber em cima do local.

- O Kléber tinha conhecimento técnico para pilotar, mas infringiu todos os regulamentos do tráfego aéreo. Ele fez três rasantes sobre o aeroporto Santa Genoveva, com intervalos de quatro e de cinco minutos entre uma e outra. Passou raspando na torre de controle, colocando em risco os controladores de voo, muito perto de um avião da TAM que embarcava passageiros e atravessou na frente de um avião da Gol que aterrissava. O avião teve de arremeter e foi descer em Brasília - disse o delegado.

Segundo o delegado, as manobras de risco sobre o aeroporto foram três.

- Em três oportunidades ele colocou o aeroporto em risco. Da primeira vez, sobrevoou entre três ou quatro minutos. Foi embora e retornou, de cinco a seis minutos depois.

O Aeoporto de Santa Genoveva foi fechado para pousos e decolagens entre 18h10m e 19h14m de sexta-feira, por causa das manobras arriscadas de Kléber. De acordo com a Infraero, o voo da Gol foi o único afetado pelo fechamento do aeroporto.

Pouco depois de 18h30m, o avião caiu no estacionamento do shopping Flamboyant, o maior de Goiânia. Cerca de 10 mil clientes estavam no shopping naquele horário.

O delegado confirmou a informação dada pelo procurador federal Raphael Perissé ao site O Globo neste domingo, da existência de um obstáculo que impediu que a aeronave pilotada por Kléber atingisse em cheio a porta de entrada do shopping, distante cerca de 12 km do aeroporto de Goiânia.

- Pela leitura da dinâmica da queda, a árvore mudou a trajetória. A queda ocorreu a uma distância entre 10 a 15 metros da entrada do shopping, no estacionamento. A aeronave acabou batendo em uma sibipiruna de 8 metros, que fica no estacionamento do shopping. A árvore impediu que o povo de Goiânia enfrentasse um trauma tão grande e irreversível.

Kléber entraria com a aeronave pela porta da frente do shopping.

A companhia aérea Gol confirmou que um avião que fazia o voo 1354 na última quinta-feira, dia 12, teve de alternar e pousar no Aeroporto de Brasília. A aeronave da Gol tinha pouso previsto para 18h no Aeroporto de Santa Genoveva, em Goiânia, horário próximo ao da queda do avião pilotado por Kléber Barbosa da Silva, que caiu em um estacionamento do shopping Flamboyant, em Goiânia.

Veja a íntegra da nota da Gol sobre o episódio:

"São Paulo, 16 de março de 2009 - A GOL informa que a aeronave do voo 1354, que decolou do Aeroporto de Congonhas (SP) no dia 12 de março, às 16h35, estimado para pousar no Aeroporto Internacional Santa Genovena, em Goiânia, às 18hs, alternou sua rota devido ao fechamento do espaço aéreo da região, e pousou em Brasília às 18h40.

A Companhia ressalta que os passageiros receberam todo o atendimento necessário, conforme determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)."




◄ Share this news!

Bookmark and Share

Advertisement







The Manhattan Reporter

Recently Added

Recently Commented